Regionais : Combate a Dengue continua em Espigão mesmo com estiagem
Enviado por alexandre em 20/04/2010 00:16:23



Combate a Dengue continua em Espigão mesmo com estiagem

A prefeitura concentrou um grupo de funcionários em dois bairros de Espigão do Oeste, que segundo informações têm maior elevação nos casos de Dengue. São eles os bairros Jorge Teixeira e Caixa d’água.

De acordo com um dos funcionários a ordem é eliminar o que sobrou de focos do Aedes Aegypti em fossas e poços abertos, pois, com a estiagem o mosquito deposita seus óvulos nesses locais. Os poços d’água e fossas abertas propiciam a proliferação do mosquito que segundo o funcionário, suporta até 400 dias de espera por água suficiente para a desova, que acontece em 24 horas após contato com ela.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Espigão informou a partir desta semana, mais precisamente nesta segunda (19), os funcionários designados para o combate a dengue em Espigão, estarão no distrito Boa Vista do Pacarana onde segundo ele, com confirmação do funcionário conhecido por “Luizão”, adentrarão em todas as casas e terrenos baldios, combatendo o mosquito e as larvas com o uso do fumacê.

A prefeitura do município de Espigão do Oeste intensificou o combate ao Aedes Aegypti no final do ano passado com um mutirão de limpeza. As secretarias de Obras (SEMOSP) e saúde (SEMSAU) se uniram para diminuir os casos de dengue no município e através da parceria, os casos caíram consideravelmente.

No final do ano passado foi feito um levantamento onde se pode constatar que, mais de 200 pessoas haviam sido diagnosticadas com sintomas de dengue, só no segundo semestre de 2008. Já em 2009 com o trabalho constante da secretaria de saúde no combate aos focos do mosquito, os casos diagnosticados tiveram uma queda de aproximadamente 30%.

Em entrevista a nossa equipe de jornalismo, o prefeito Célio disse que o maior responsável pela diminuição não é o poder público, mas, o cidadão que contribui eliminando os focos do Aedes em sua casa.

“Não podemos combater esse mosquito sem a ajuda de cada um. É preciso limpar os quintais, cuidar melhor do nosso lixo e tapar fossas e poços. Temos de nos ajudar, somente assim teremos força contra a Dengue”, enfatizou Célio.

Fonte Salim Salles

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia