Painel Político : PAINEL POLITICO
Enviado por alexandre em 27/03/2012 18:35:50

Enfim

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado extinguiu o 14º e 15º salários que eram pagos aos congressistas. A decisão, diga-se de passagem, foi unânime, mas não sem reclamações e piadinhas por parte dos senadores. Ciro Miranda (PMDB-GO) se revoltou e declarou “ganhar líquido R$ 19 mil não é condizente com suas atividades”. Ivo Cassol, que na semana passada pediu vistas ao processo, não sem antes afirmar que “político no Brasil é mal remunerado”, nem participou da sessão. Enviou o voto por escrito. O projeto agora segue para a Mesa Diretora do Senado e, em seguida, para o plenário da Casa. Depois ainda precisa tramitar na Câmara. Ou seja, ainda devem ganhar tempo para receber, no fim desse ano, a benesse.

Estrutura

Apesar da Lei do Ficha Limpa estar em vigor, pode ser que não seja cumprida devido a falta de estrutura de fiscalização por parte dos promotores eleitorais. Eles terão cinco dias para impugnar candidaturas embasados na nova legislação. Isso significa que - se for levado em conta o total de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador em 2008, uma soma que dá 381.919 nomes - o Ministério Público terá de analisar, por dia, uma média de 76 mil pedidos.

Esse alerta

Foi dado pelo jornal O Globo na semana passada e levanta a discussão em torno da aplicabilidade da lei, que está se tornando um grande problema. Aliado a isso temos a resolução 23.376 do Tribunal Superior Eleitoral que estende o critério de inelegibilidade para aprovação das contas eleitorais além da mera apresentação como era considerado anteriormente, mas também a sua aprovação.

O PT

Curiosamente impetrou recurso pedindo a revogação da resolução e teve o apoio de 18 partidos que aprovaram uma moção de apoio a esse pedido. Curiosamente por que o PT sempre foi implacável quando se tratava de moralizar a política, mas isso foi em uma era distante. Aliás, vale lembrar que a turma da estrelinha nunca foi muito boa em matemática. Se o leitor mais atento prestar atenção a sede do partido em Porto Velho costuma ser alvo de misteriosos assaltos logo após as eleições. Na última vez levaram exatamente os computadores que tinham as prestações de contas.

Voltando

Ao assunto, com essa resolução em vigor o postulante Claudio Carvalho, que disputa com a ex-senadora Fátima Cleide a possibilidade de disputar a sucessão de Roberto Sobrinho, está virtualmente inelegível. Pode ser que o recurso do PT derrube a resolução do TSE, até por que, segundo especialistas, a resolução do TSE não pode estar acima da Lei Geral das Eleições, por ser uma Lei Federal aprovada pelo Congresso Nacional e só poderia ser alterada por outro Projeto de Lei. Mas isso precisa ser avaliado pelos próprios ministros e se tomarmos como exemplo as eleições de 2010, pode ser que eles só resolvam esse impasse após o pleito, tal qual ocorreu com o Ficha Limpa.

Daí

O dilema enfrentado por Claúdio Carvalho. Mas além dele, atualmente uma penca de políticos está virtualmente inelegível. O governador Confúcio Moura é um deles. Mas vamos acreditar que até 2014 o Tribunal Superior Eleitoral tenha resolvido essa questão de forma definitiva. O que a população não aguenta mais são essas indefinições que surgem a cada eleição.
Vai processar

Ivo Cassol disse que vai processar “quem fez e quem distribui” a revista PAINEL POLÍTICO. A declaração foi dada nesta terça-feira em Ouro Preto do Oeste, durante a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas. Na solenidade a revista estava sendo distribuída pelo jornalista Alexandre Araújo. Cassol não gostou da reportagem de capa, que apresenta sua trajetória política.

Registro

Faleceu em Porto Velho o empresário Roberto Cazenave. Ele estava idoso e com vários problemas de saúde. Cazenave foi pioneiro em Rondônia e era viúvo de dona Lindalva. A área onde atualmente estão instaladas a maioria das concessionárias de veículos na BR 364, como a Saga, pertencia a Cazenave que quando chegou em Porto Velho comprou os terrenos e deu como pagamento uma motocicleta 125 cilindradas que tinha mais de cinco anos de uso. Na época diziam que ele “não tinha juízo”. Atualmente os imóveis daquela região valem fortunas. Seu corpo foi velado na loja maçônica União e Perseverança e seguiu para Brasília, onde será cremado.

Escritor e aventureiro

Nascido na França, estabeleceu-se em Rondônia na década de 50. Deu a volta ao mundo em uma camioneete adaptada, percorreu 39 países, 4 continentes em 781 dias de viagem, totalizando 123.728 quilômetros. Essa viagem rendeu um livro “Volta ao Mundo no meu Mochileiro”, apelido carinhoso que havia dado a sua camionete. Ele era padrasto do empresário José Luiz Brandão, morto na década de 90 durante uma tentativa de assalto. Zé Luiz, como era conhecido, era proprietário da boate Yes Bananas, principal point de Porto Velho nos anos 90.

Pataquada

A ativista ambiental e social Bianca Jagger, ex-mulher de Mick Jagger esteve em Rondônia recentemente. Daqui ela seguiu para Manaus onde resolveu comer um pato no tucupi. O resultado dessa experiência gastronômica foi uma tremenda indigestão que a colocou fora de combate no último domingo. Passou o dia “indisposta” na suíte do hotel Tropical. Por indisposta entenda “uso continúo do banheiro”.

Brasilidades

Telespectadores fizeram um abaixo assinado para anular uma prova do programa Big Brother Brasil. Não vejo essa movimentação para anular uma eleição ou pedir a cassação de políticos corruptos. Depois reclamam da classe política no Brasil.

Insalubre

Imagens veiculadas nos sites de notícias desta terça-feira mostram o estado deplorável que se encontra a Central de Polícia em Porto Velho. O prédio alugado por Ivo Cassol na Avenida Alexandre Guimarães no bairro Areal está literalmente caindo aos pedaços. O local não tem estacionamento, fios pendurados nas paredes sujas, enfim, o que era para ser provisório vem se tornando permanente. Para os policiais que tiram plantão naquela delegacia o local já deveria ter sido trocado há muito tempo. Na verdade o problema não está apenas na Central, as demais delegacias estão na mesma situação. Passou da hora de começar a aplicar o dinheiro pago em taxas pela população em reformas e melhorias das delegacias de Rondônia.

Falando em provisório

Tomara que a tal ponte do exército que está quebrando o galho na BR 364 não se torne definitiva.

Estupidez

As brigas de torcida no Brasil fizeram mais duas vítimas esta semana. Dois torcedores do Palmeiras foram mortos em confronto com corinthianos em São Paulo. Esse tipo de comportamento criminoso deve ser abolido de uma vez por todas e esses marginais, sejam eles de quais times forem, devem ser punidos exemplarmente. Aqui em Rondônia alguns imbecis já andaram ensaiando esse tipo de tolice. É bom a polícia ficar atenta e nesse caso “matar a cobra no ovo”, antes que isso cresça e tenhamos idiotas armados brigando nas ruas por causa de times de futebol. É só o que está faltando acontecer em Porto Velho.

Compras suspeitas

O Ministério Público está de olho em compras que foram realizadas por determinado gestor em Porto Velho e a coisa vai feder. E pode dar até cadeia. Para se ter uma ideia essa pessoa fez compras “de boca” como se estivesse no setor privado. Traremos mais detalhes nas próximas colunas.

Pipoca combate envelhecimento

A pipoca já foi apontada como um bom alimento para a dieta devido a seu baixo teor calórico. Mas agora um grupo de cientistas afirma que ela talvez ultrapasse frutas e vegetais no n~mero de antioxidantes, ou
polifenóis, que têm uma série de benefícios para a sa~de, inclusive o combate ao envelhecimento, uma vez que ajudam no combate a moléculas danosas que podem prejudicar as células. Especialistas americanos desconfiaram do potencial da pipoca porque é composta de apenas 4% de água, enquanto que os antioxidantes estão mais diluídos em frutas e vegetais, que possuem até 90% de água. Uma porção do alimento tem até 300 mg de antioxidantes - praticamente o dobro dos 160mg das porções de frutas. Eles também descobriram que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de antioxidantes e fibra. Os cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, revelaram a sua descoberta em uma reunião da Sociedade Química Americana, em San Diego, nos Estados Unidos. Os cientistas avisaram que o modo de preparo é a chave para ter acesso aos benefícios da pipoca para a saúde. Pipoca de panela tem o menor número de calorias enquanto que a de micro-ondas tem duas vezes o númerode calorias da tradicional.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.


Enfim

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado extinguiu o 14º e 15º salários que eram pagos aos congressistas. A decisão, diga-se de passagem, foi unânime, mas não sem reclamações e piadinhas por parte dos senadores. Ciro Miranda (PMDB-GO) se revoltou e declarou “ganhar líquido R$ 19 mil não é condizente com suas atividades”. Ivo Cassol, que na semana passada pediu vistas ao processo, não sem antes afirmar que “político no Brasil é mal remunerado”, nem participou da sessão. Enviou o voto por escrito. O projeto agora segue para a Mesa Diretora do Senado e, em seguida, para o plenário da Casa. Depois ainda precisa tramitar na Câmara. Ou seja, ainda devem ganhar tempo para receber, no fim desse ano, a benesse.

Estrutura

Apesar da Lei do Ficha Limpa estar em vigor, pode ser que não seja cumprida devido a falta de estrutura de fiscalização por parte dos promotores eleitorais. Eles terão cinco dias para impugnar candidaturas embasados na nova legislação. Isso significa que - se for levado em conta o total de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador em 2008, uma soma que dá 381.919 nomes - o Ministério Público terá de analisar, por dia, uma média de 76 mil pedidos.

Esse alerta

Foi dado pelo jornal O Globo na semana passada e levanta a discussão em torno da aplicabilidade da lei, que está se tornando um grande problema. Aliado a isso temos a resolução 23.376 do Tribunal Superior Eleitoral que estende o critério de inelegibilidade para aprovação das contas eleitorais além da mera apresentação como era considerado anteriormente, mas também a sua aprovação.

O PT

Curiosamente impetrou recurso pedindo a revogação da resolução e teve o apoio de 18 partidos que aprovaram uma moção de apoio a esse pedido. Curiosamente por que o PT sempre foi implacável quando se tratava de moralizar a política, mas isso foi em uma era distante. Aliás, vale lembrar que a turma da estrelinha nunca foi muito boa em matemática. Se o leitor mais atento prestar atenção a sede do partido em Porto Velho costuma ser alvo de misteriosos assaltos logo após as eleições. Na última vez levaram exatamente os computadores que tinham as prestações de contas.

Voltando

Ao assunto, com essa resolução em vigor o postulante Claudio Carvalho, que disputa com a ex-senadora Fátima Cleide a possibilidade de disputar a sucessão de Roberto Sobrinho, está virtualmente inelegível. Pode ser que o recurso do PT derrube a resolução do TSE, até por que, segundo especialistas, a resolução do TSE não pode estar acima da Lei Geral das Eleições, por ser uma Lei Federal aprovada pelo Congresso Nacional e só poderia ser alterada por outro Projeto de Lei. Mas isso precisa ser avaliado pelos próprios ministros e se tomarmos como exemplo as eleições de 2010, pode ser que eles só resolvam esse impasse após o pleito, tal qual ocorreu com o Ficha Limpa.

Daí

O dilema enfrentado por Claúdio Carvalho. Mas além dele, atualmente uma penca de políticos está virtualmente inelegível. O governador Confúcio Moura é um deles. Mas vamos acreditar que até 2014 o Tribunal Superior Eleitoral tenha resolvido essa questão de forma definitiva. O que a população não aguenta mais são essas indefinições que surgem a cada eleição.
Vai processar

Ivo Cassol disse que vai processar “quem fez e quem distribui” a revista PAINEL POLÍTICO. A declaração foi dada nesta terça-feira em Ouro Preto do Oeste, durante a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas. Na solenidade a revista estava sendo distribuída pelo jornalista Alexandre Araújo. Cassol não gostou da reportagem de capa, que apresenta sua trajetória política.

Registro

Faleceu em Porto Velho o empresário Roberto Cazenave. Ele estava idoso e com vários problemas de saúde. Cazenave foi pioneiro em Rondônia e era viúvo de dona Lindalva. A área onde atualmente estão instaladas a maioria das concessionárias de veículos na BR 364, como a Saga, pertencia a Cazenave que quando chegou em Porto Velho comprou os terrenos e deu como pagamento uma motocicleta 125 cilindradas que tinha mais de cinco anos de uso. Na época diziam que ele “não tinha juízo”. Atualmente os imóveis daquela região valem fortunas. Seu corpo foi velado na loja maçônica União e Perseverança e seguiu para Brasília, onde será cremado.

Escritor e aventureiro

Nascido na França, estabeleceu-se em Rondônia na década de 50. Deu a volta ao mundo em uma camioneete adaptada, percorreu 39 países, 4 continentes em 781 dias de viagem, totalizando 123.728 quilômetros. Essa viagem rendeu um livro “Volta ao Mundo no meu Mochileiro”, apelido carinhoso que havia dado a sua camionete. Ele era padrasto do empresário José Luiz Brandão, morto na década de 90 durante uma tentativa de assalto. Zé Luiz, como era conhecido, era proprietário da boate Yes Bananas, principal point de Porto Velho nos anos 90.

Pataquada

A ativista ambiental e social Bianca Jagger, ex-mulher de Mick Jagger esteve em Rondônia recentemente. Daqui ela seguiu para Manaus onde resolveu comer um pato no tucupi. O resultado dessa experiência gastronômica foi uma tremenda indigestão que a colocou fora de combate no último domingo. Passou o dia “indisposta” na suíte do hotel Tropical. Por indisposta entenda “uso continúo do banheiro”.

Brasilidades

Telespectadores fizeram um abaixo assinado para anular uma prova do programa Big Brother Brasil. Não vejo essa movimentação para anular uma eleição ou pedir a cassação de políticos corruptos. Depois reclamam da classe política no Brasil.

Insalubre

Imagens veiculadas nos sites de notícias desta terça-feira mostram o estado deplorável que se encontra a Central de Polícia em Porto Velho. O prédio alugado por Ivo Cassol na Avenida Alexandre Guimarães no bairro Areal está literalmente caindo aos pedaços. O local não tem estacionamento, fios pendurados nas paredes sujas, enfim, o que era para ser provisório vem se tornando permanente. Para os policiais que tiram plantão naquela delegacia o local já deveria ter sido trocado há muito tempo. Na verdade o problema não está apenas na Central, as demais delegacias estão na mesma situação. Passou da hora de começar a aplicar o dinheiro pago em taxas pela população em reformas e melhorias das delegacias de Rondônia.

Falando em provisório

Tomara que a tal ponte do exército que está quebrando o galho na BR 364 não se torne definitiva.

Estupidez

As brigas de torcida no Brasil fizeram mais duas vítimas esta semana. Dois torcedores do Palmeiras foram mortos em confronto com corinthianos em São Paulo. Esse tipo de comportamento criminoso deve ser abolido de uma vez por todas e esses marginais, sejam eles de quais times forem, devem ser punidos exemplarmente. Aqui em Rondônia alguns imbecis já andaram ensaiando esse tipo de tolice. É bom a polícia ficar atenta e nesse caso “matar a cobra no ovo”, antes que isso cresça e tenhamos idiotas armados brigando nas ruas por causa de times de futebol. É só o que está faltando acontecer em Porto Velho.

Compras suspeitas

O Ministério Público está de olho em compras que foram realizadas por determinado gestor em Porto Velho e a coisa vai feder. E pode dar até cadeia. Para se ter uma ideia essa pessoa fez compras “de boca” como se estivesse no setor privado. Traremos mais detalhes nas próximas colunas.

Pipoca combate envelhecimento

A pipoca já foi apontada como um bom alimento para a dieta devido a seu baixo teor calórico. Mas agora um grupo de cientistas afirma que ela talvez ultrapasse frutas e vegetais no n~mero de antioxidantes, ou
polifenóis, que têm uma série de benefícios para a sa~de, inclusive o combate ao envelhecimento, uma vez que ajudam no combate a moléculas danosas que podem prejudicar as células. Especialistas americanos desconfiaram do potencial da pipoca porque é composta de apenas 4% de água, enquanto que os antioxidantes estão mais diluídos em frutas e vegetais, que possuem até 90% de água. Uma porção do alimento tem até 300 mg de antioxidantes - praticamente o dobro dos 160mg das porções de frutas. Eles também descobriram que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de antioxidantes e fibra. Os cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, revelaram a sua descoberta em uma reunião da Sociedade Química Americana, em San Diego, nos Estados Unidos. Os cientistas avisaram que o modo de preparo é a chave para ter acesso aos benefícios da pipoca para a saúde. Pipoca de panela tem o menor número de calorias enquanto que a de micro-ondas tem duas vezes o númerode calorias da tradicional.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia