Painel Político : PAINEL POLITICO
Enviado por alexandre em 26/03/2012 23:54:36

Problemas

O médico Sérgio Paulo de Mello Mendes Filho, diretor do hospital João Paulo II protagoniza um vídeo divulgado na internet este fim de semana onde aparece aparentemente em um surto na recepção do próprio hospital. Gritando e fora de si, ele é contido por policiais e atendentes daquela instituição. As imagens são fortes e induzem o espectador a acreditar em algum excesso ou uso de substâncias ilegais, mas não foi. Ele havia estado horas antes em um estúdio de tatuagens e foi anestesiado. O surto foi decorrente de uma rejeição ao medicamento. Em nota o médico explicou o ocorrido.

Mídias

Mas esse episódio chama a atenção para um detalhe que a cada dia nos assombra, a superexposição a qual todos estamos expostos atualmente. O caso do diretor ocorreu há mais de um mês e só agora, não se sabe por qual motivo, a pessoa que gravou, possivelmente um servidor do JP II, resolveu divulgar as imagens. Sérgio já foi médico de Ministério Público e vem trabalhando pesado para tentar administrar a mais complicada unidade de saúde do Estado e está obtendo resultados satisfatórios. Estranho o fato dessas imagens terem vindo à público exatamente quando ele começa a combater uma série de vícios existentes naquela unidade.

Prévias

E aconteceu o que já era previsto nas prévias do Partido dos Trabalhadores realizadas no último domingo, deu Fátima Cleide e Cláudio Carvalho. Mirian Saldaña, candidata do prefeito Roberto Sobrinho obteve 263 votos contra 362 de Fátima. Carvalho teve 315 e José Neumar 13. O segundo turno acontece no próximo dia 8.

Migração

Uma pergunta que fica é, os votos de Mirian não vão migrar para Claudio Carvalho? A resposta é não, por que a educação, local onde Mirian teve mais votos, historicamente não vai com Claudio. Lá pela Semed certamente Epifânia Barbosa ainda tem muita influência e ela é Fátima 100%. Mais fácil os votos migrarem para a ex-senadora que para o secretário de Trânsito que ainda tem um problema seríssimo, está inelegível.

Detalhe

Esse que Claúdio insiste em minimizar. E para complicar ainda mais a vida dele, a Direção Nacional do partido fez pesquisa em Porto Velho e constatou que em qualquer cenário apresentado ele perde. Carvalho teve as contas reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e por isso está inelegível. Esse é um problema imenso, já que Cláudio corre o risco de ganhar e não levar. Já falamos sobre isso anteriormente. A probabilidade dele “sangrar” durante toda a campanha é real e ele sabe disso. E o PT, enfraquecido em Rondônia como está, não quer correr esse risco.

Resumo

Dessas prévias o grande derrotado é o prefeito Roberto Sobrinho que não conseguiu emplacar sua candidata. Mirian Saldaña nos últimos tempos estava com “complexo de Dilma”. Adotou um novo corte de cabelos, passou a sorrir até para o vento que batia em seu rosto e personificou a simpatia. Mas já era tarde. Mirian recebeu de volta de seus próprios companheiros um troco que ela não esperava. Mesmo com a máquina nas mãos foi derrotada por uma ex-senadora que em alguns segmentos, inclusive dentro do próprio PT, encontra forte rejeição. Mas ela pode encontrar um consolo nessa derrota. Pior seria ter perdido para José Neumar, que sequer fez campanha. Se bobear até Neumar votou em Fátima.

Agora

Resta saber se Mirian vai manter o perfil de “miss simpatia” ou volta a ser a Mirian de sempre.

Cidade digital

Assistindo reportagem do Fantástico sobre a “capital digital” que seria João Pessoa (PB) caso a internet fosse implantada na cidade lembrei de Porto Velho. Sinceramente não conheço ninguém que utilize o sistema de internet que a prefeituura diz ter implantado por essas bandas. Vi em algum lugar que o contribuinte precisa comprar uns equipamentos que custam algo em torno de R$ 500 e fazer o cadastro no site da prefeitura “desde que esteja com o IPTU em dia”. Sei não, mas acho que a turma prefere pagar a Brasil Telecom.

Idade da pedra

E quando o assunto é internet, Rondônia está na pré-história. As operadoras prestam um serviço porco, caro e se você quiser, bem, se não quiser o problema é seu. Até quando?

Religiosidades

Fé a parte, a briga envolvendo duas lideranças religiosas de expressão nacional mostram um lado sujo do mercado rentável que se transformaram algumas insituição religiosas. São patrimônios gigantescos sem nenhum tipo de fiscalização por parte do Estado. Passou da hora do governo tomar uma providência. Igrejas deveriam passar a recolher impostos assim como qualquer outro tipo de instituição. Eles movimentam milhões todos os meses e tudo em nome da fé. Se existir inferno tem muito gente que vai estar em maus lençóis.

Registro

Faleceu neste fim de semana no Hospital de Base o radialista Ivan Gonzaga. Ele estava morando em Jaru e estava internado há cerca de duas semanas na Capital. Vítima de problemas cardíacos.

Transposição

Algumas questões vêm emperrando a transposição dos servidores de Rondônia e a maioria delas políticas. Vejamos. O senador Ivo Cassol sabe que seus três principais adversários atualmente iriam “lucrar” politicamente com o início dos trabalhos. Expedito Júnior, considerado “o pai”, Fátima Cleide, autora do projeto e considerada “a mãe” e Confúcio Moura, governador que teria mais dinheiro no cofre. Por isso Cassol não move uma palha para ajudar e se puder, ainda atrapalha. Acir Gurgacz se manifesta, mas também sabe que essa história não vai lhe render nenhum retorno e Raupp, bem, esse é uma raposa que tem poder, mas deixa o barco correr.

Cenário

Raupp é presidente nacional do PMDB e tem força para tocar esse projeto sozinho. Mas sempre aguardou. Durante o processo de aprovação da Emenda Constitucional adotou a lei do mínimo esforço, cumpriu o protocolo. Quando ocorreu a aprovação, se manifesfou. Nunca deixou de receber sindicalistas e sempre que foi procurado ajudou, mas sem esforços maiores. Cassol por sua vez tinha interesse quando era governador e aliado de Expedito. Quando a parceria “mixou” e virou senador, percebeu que a transposição só favoreceria seus adversários. Recolheu os “flaps” e não vem dando a devida atenção ao assunto. Prefere ver no que vai dar. Já Acir percebeu nos últimos dias que pode obter ao menos a simpatia de alguns servidores e adotou uma postura de “cobrança”. Ele disse que vai cobrar todos os dias no plenário do Senado até que aja uma definição sobre o tema. Bom lembrar que nem os senadores ouvem o que eles falam naquela tribuna.

Enquanto isso

Representantes do governo e sindicalistas tentam chegar a um acordo sobre o tema. Tem os prejuízos dos bancos que fizeram empréstimos consignados, tem o parecer contrário da procuradora sobre os demitidos do governo Bianco e ainda os aposentados. Para ser bem honesto sobre esse tema, pouca coisa andou no sentido de definir. Raupp garantiu, na semana passada que “faria pressão” para que o governo federal resolvesse o problema. Mas a União já mostrou que não está muito preocupada com os assuntos de Rondônia. Para se ter uma ideia, sequer nomearam o juiz eleitoral, cuja lista repousa em berço esplêndido na gaveta da Casa Civil da Presidência. Essa questão é simples e basta uma assinatura. Imagine a transposição, que envolve recursos e despesas para o governo federal.

Paciência

Essa é a chave para essa questão. Quem conta com a transposição para agora, pode tirar o cavalinho da chuva e aguardar. Essa discussão ainda vai longe.

E o Ribamar?

Passadas as prévias do PT no próximo dia 8, a legenda vai voltar os olhos para o desastre que está sendo a legislatura de Ribamar Araújo no contexto de coletividade. O PT é um partido que sempre foi contra ações individuais e Ribamar é o oposto disso. Nunca seguiu nenhuma orientação do partido e ainda chamou a colega de legenda e de Assembleia, Epifânia Barbosa de “bandida”, ao referir-se a todos daquela Casa. A coisa vai apertar para o lado do deputado, que se for expulso vai ser por “justa causa” e pode ficar fora do processo eleitoral de 2014.

Exame de sangue pode detectar câncer de pulmão

O câncer de pulmão mata cerca de 35 mil pessoas por ano na Grã-Bretanha, muitas delas, fumantes. A esmagadora maioria, 93%, morre até cinco anos após o aparecimento dos sintomas. Mas este quadro promete mudar: um exame de sangue capaz de detectar a doença em estágio precoce será testado em milhares de fumantes, usuários do sistema de saúde pública local, o NHS. Espera-se que o novo exame, desenvolvido na Grã-Bretanha e já em teste também nos Estados Unidos, reduza drasticamente o número de mortes e as despesas provocadas pela doença, além de levar a uma nova análise da maneira como o câncer é diagnosticado e tratado. Secretário de Saúde na Escócia, Harry Burns disse que o ensaio clínico envolverá dez mil pessoas, a maioria delas fumantes, com alto risco de desenvolver a doença. Caso se mostre eficaz, o exame, que atualmente custa em torno de 200 libras por pessoa, poderia ser estendido a toda a nação e oferecido pelo sistema público de saúde. O criador do teste é John Robertson, professor de cirurgia na Universidade de Nottingham. Segundo ele, ensaios clínicos feitos nos Estados Unidos melhoraram o prognóstico de um número considerável de pacientes. Agora, Robertson espera desenvolver formas de detectar precocemente outros tipos de câncer.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.

vProblemas

O médico Sérgio Paulo de Mello Mendes Filho, diretor do hospital João Paulo II protagoniza um vídeo divulgado na internet este fim de semana onde aparece aparentemente em um surto na recepção do próprio hospital. Gritando e fora de si, ele é contido por policiais e atendentes daquela instituição. As imagens são fortes e induzem o espectador a acreditar em algum excesso ou uso de substâncias ilegais, mas não foi. Ele havia estado horas antes em um estúdio de tatuagens e foi anestesiado. O surto foi decorrente de uma rejeição ao medicamento. Em nota o médico explicou o ocorrido.

Mídias

Mas esse episódio chama a atenção para um detalhe que a cada dia nos assombra, a superexposição a qual todos estamos expostos atualmente. O caso do diretor ocorreu há mais de um mês e só agora, não se sabe por qual motivo, a pessoa que gravou, possivelmente um servidor do JP II, resolveu divulgar as imagens. Sérgio já foi médico de Ministério Público e vem trabalhando pesado para tentar administrar a mais complicada unidade de saúde do Estado e está obtendo resultados satisfatórios. Estranho o fato dessas imagens terem vindo à público exatamente quando ele começa a combater uma série de vícios existentes naquela unidade.

Prévias

E aconteceu o que já era previsto nas prévias do Partido dos Trabalhadores realizadas no último domingo, deu Fátima Cleide e Cláudio Carvalho. Mirian Saldaña, candidata do prefeito Roberto Sobrinho obteve 263 votos contra 362 de Fátima. Carvalho teve 315 e José Neumar 13. O segundo turno acontece no próximo dia 8.

Migração

Uma pergunta que fica é, os votos de Mirian não vão migrar para Claudio Carvalho? A resposta é não, por que a educação, local onde Mirian teve mais votos, historicamente não vai com Claudio. Lá pela Semed certamente Epifânia Barbosa ainda tem muita influência e ela é Fátima 100%. Mais fácil os votos migrarem para a ex-senadora que para o secretário de Trânsito que ainda tem um problema seríssimo, está inelegível.

Detalhe

Esse que Claúdio insiste em minimizar. E para complicar ainda mais a vida dele, a Direção Nacional do partido fez pesquisa em Porto Velho e constatou que em qualquer cenário apresentado ele perde. Carvalho teve as contas reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e por isso está inelegível. Esse é um problema imenso, já que Cláudio corre o risco de ganhar e não levar. Já falamos sobre isso anteriormente. A probabilidade dele “sangrar” durante toda a campanha é real e ele sabe disso. E o PT, enfraquecido em Rondônia como está, não quer correr esse risco.

Resumo

Dessas prévias o grande derrotado é o prefeito Roberto Sobrinho que não conseguiu emplacar sua candidata. Mirian Saldaña nos últimos tempos estava com “complexo de Dilma”. Adotou um novo corte de cabelos, passou a sorrir até para o vento que batia em seu rosto e personificou a simpatia. Mas já era tarde. Mirian recebeu de volta de seus próprios companheiros um troco que ela não esperava. Mesmo com a máquina nas mãos foi derrotada por uma ex-senadora que em alguns segmentos, inclusive dentro do próprio PT, encontra forte rejeição. Mas ela pode encontrar um consolo nessa derrota. Pior seria ter perdido para José Neumar, que sequer fez campanha. Se bobear até Neumar votou em Fátima.

Agora

Resta saber se Mirian vai manter o perfil de “miss simpatia” ou volta a ser a Mirian de sempre.

Cidade digital

Assistindo reportagem do Fantástico sobre a “capital digital” que seria João Pessoa (PB) caso a internet fosse implantada na cidade lembrei de Porto Velho. Sinceramente não conheço ninguém que utilize o sistema de internet que a prefeituura diz ter implantado por essas bandas. Vi em algum lugar que o contribuinte precisa comprar uns equipamentos que custam algo em torno de R$ 500 e fazer o cadastro no site da prefeitura “desde que esteja com o IPTU em dia”. Sei não, mas acho que a turma prefere pagar a Brasil Telecom.

Idade da pedra

E quando o assunto é internet, Rondônia está na pré-história. As operadoras prestam um serviço porco, caro e se você quiser, bem, se não quiser o problema é seu. Até quando?

Religiosidades

Fé a parte, a briga envolvendo duas lideranças religiosas de expressão nacional mostram um lado sujo do mercado rentável que se transformaram algumas insituição religiosas. São patrimônios gigantescos sem nenhum tipo de fiscalização por parte do Estado. Passou da hora do governo tomar uma providência. Igrejas deveriam passar a recolher impostos assim como qualquer outro tipo de instituição. Eles movimentam milhões todos os meses e tudo em nome da fé. Se existir inferno tem muito gente que vai estar em maus lençóis.

Registro

Faleceu neste fim de semana no Hospital de Base o radialista Ivan Gonzaga. Ele estava morando em Jaru e estava internado há cerca de duas semanas na Capital. Vítima de problemas cardíacos.

Transposição

Algumas questões vêm emperrando a transposição dos servidores de Rondônia e a maioria delas políticas. Vejamos. O senador Ivo Cassol sabe que seus três principais adversários atualmente iriam “lucrar” politicamente com o início dos trabalhos. Expedito Júnior, considerado “o pai”, Fátima Cleide, autora do projeto e considerada “a mãe” e Confúcio Moura, governador que teria mais dinheiro no cofre. Por isso Cassol não move uma palha para ajudar e se puder, ainda atrapalha. Acir Gurgacz se manifesta, mas também sabe que essa história não vai lhe render nenhum retorno e Raupp, bem, esse é uma raposa que tem poder, mas deixa o barco correr.

Cenário

Raupp é presidente nacional do PMDB e tem força para tocar esse projeto sozinho. Mas sempre aguardou. Durante o processo de aprovação da Emenda Constitucional adotou a lei do mínimo esforço, cumpriu o protocolo. Quando ocorreu a aprovação, se manifesfou. Nunca deixou de receber sindicalistas e sempre que foi procurado ajudou, mas sem esforços maiores. Cassol por sua vez tinha interesse quando era governador e aliado de Expedito. Quando a parceria “mixou” e virou senador, percebeu que a transposição só favoreceria seus adversários. Recolheu os “flaps” e não vem dando a devida atenção ao assunto. Prefere ver no que vai dar. Já Acir percebeu nos últimos dias que pode obter ao menos a simpatia de alguns servidores e adotou uma postura de “cobrança”. Ele disse que vai cobrar todos os dias no plenário do Senado até que aja uma definição sobre o tema. Bom lembrar que nem os senadores ouvem o que eles falam naquela tribuna.

Enquanto isso

Representantes do governo e sindicalistas tentam chegar a um acordo sobre o tema. Tem os prejuízos dos bancos que fizeram empréstimos consignados, tem o parecer contrário da procuradora sobre os demitidos do governo Bianco e ainda os aposentados. Para ser bem honesto sobre esse tema, pouca coisa andou no sentido de definir. Raupp garantiu, na semana passada que “faria pressão” para que o governo federal resolvesse o problema. Mas a União já mostrou que não está muito preocupada com os assuntos de Rondônia. Para se ter uma ideia, sequer nomearam o juiz eleitoral, cuja lista repousa em berço esplêndido na gaveta da Casa Civil da Presidência. Essa questão é simples e basta uma assinatura. Imagine a transposição, que envolve recursos e despesas para o governo federal.

Paciência

Essa é a chave para essa questão. Quem conta com a transposição para agora, pode tirar o cavalinho da chuva e aguardar. Essa discussão ainda vai longe.

E o Ribamar?

Passadas as prévias do PT no próximo dia 8, a legenda vai voltar os olhos para o desastre que está sendo a legislatura de Ribamar Araújo no contexto de coletividade. O PT é um partido que sempre foi contra ações individuais e Ribamar é o oposto disso. Nunca seguiu nenhuma orientação do partido e ainda chamou a colega de legenda e de Assembleia, Epifânia Barbosa de “bandida”, ao referir-se a todos daquela Casa. A coisa vai apertar para o lado do deputado, que se for expulso vai ser por “justa causa” e pode ficar fora do processo eleitoral de 2014.

Exame de sangue pode detectar câncer de pulmão

O câncer de pulmão mata cerca de 35 mil pessoas por ano na Grã-Bretanha, muitas delas, fumantes. A esmagadora maioria, 93%, morre até cinco anos após o aparecimento dos sintomas. Mas este quadro promete mudar: um exame de sangue capaz de detectar a doença em estágio precoce será testado em milhares de fumantes, usuários do sistema de saúde pública local, o NHS. Espera-se que o novo exame, desenvolvido na Grã-Bretanha e já em teste também nos Estados Unidos, reduza drasticamente o número de mortes e as despesas provocadas pela doença, além de levar a uma nova análise da maneira como o câncer é diagnosticado e tratado. Secretário de Saúde na Escócia, Harry Burns disse que o ensaio clínico envolverá dez mil pessoas, a maioria delas fumantes, com alto risco de desenvolver a doença. Caso se mostre eficaz, o exame, que atualmente custa em torno de 200 libras por pessoa, poderia ser estendido a toda a nação e oferecido pelo sistema público de saúde. O criador do teste é John Robertson, professor de cirurgia na Universidade de Nottingham. Segundo ele, ensaios clínicos feitos nos Estados Unidos melhoraram o prognóstico de um número considerável de pacientes. Agora, Robertson espera desenvolver formas de detectar precocemente outros tipos de câncer.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia