Painel Político : PAINEL POLITICO
Enviado por alexandre em 23/03/2012 20:03:22

Nas bancas

Neste sábado chega as bancas de Rondônia a sexta edição da revista PAINEL POLÍTICO que trás na capa o senador Ivo Cassol, o homem que é acusado pelo Ministério Público Federal de favorecer parentes em licitações, acusado de grilagem de terras no sul do Amazonas, recentemente foi alvo dos holofotes da mídia nacional por defender descaradamente a manutenção do pagamento de 14º e 15º salário pago a senadores em um país onde a maioria da população trabalha de sol a sol para ganhar míseros R$ 600. Você vai conhecer nesta edição o perfil do político mais polêmico que andou por essas bandas.

E mais

Na reportagem de nove páginas você vai poder conhecer a fundo as acusações que pesam contra Cassol, o homem que prega a ditadura na Casa da democracia e ainda planeja governar o Estado a partir de 2014. Nesta edição você também vai conferir reportagem sobre o alto custo da energia elétrica em Rondônia e vai saber por que sua conta é tão cara, mesmo a Eletrobrás Distribuição Rondônia figurando como a 22ª colocada no ranking nacional das mais caras. A revista támbém trás uma nova editoria a Painel Online, que fala sobre mídias digitais. Não perca esta edição de PAINEL POLÍTICO, está cada vez melhor.

Falando em Cassol

Após a forte repercussão negativa de sua infeliz declaração sobre o pagamento de extras a congressistas, ele decidiu recuar e disse que vai votar a favir da extinção da mordomia, que há tempos já deveria ter acabado. Mas não sem antes sair com essa, “muitos políticos recebem, falam que são contra, mas não devolvem o dinheiro. Quando a imprensa aperta, eles se mijam todos”, ou seja, se os outros “não mijassem”, ele peitava e mantinha a grana.

Mas

O que Cassol não consegue mesmo aceitar é ter que ficar dando explicações sobre suas declarações atrapalhadas. Quando governou Rondônia, pintou e bordou, falava o que bem entendia e não dava satisfações a ninguém. Agora que está no Senado e por lá os holofotes são intensos, vem ficando cada vez mais desconfortável. Prova disso foi a “nota de esclarecimento” encaminhada por sua assessoria ao jornal Correio Braziliense, onde dá para perceber toda a fúria do senador.

Cinco anos

É o tempo que já passou desde que morreu a terceira vítima do trio elétrico Mimosa, que tombou durante a banda do Vai Quem Quer em 2007. Quatro pessoas foram indiciadas por homicídio, entre elas o empresário José Joaquim dos Santos, o “Zezinho do Maria Fumaça”. Outras 15 pessoas ficaram feridas no acidente.

Apresentação

Nesta sexta-feira os tucanos se reúnem no “ninho”, na Avenida Brasília com Amazonas, 1575, a partir das 19 horas para apresentar seus pré-candidatos que disputam as eleições para vereador e prefeito de Porto Velho. O evento vai contar com a particiação da executiva do partido e é um esforço para começar a divulgação dos nomes de seus postulantes. Os tucanos estão aliados ao PSD, de Moreira Mendes e Hermínio Coelho, ao PV de Lindomar Garçon e Eduardo Rodrigues e ao PR de Miguel de Souza.

Verdinhos

Já o Partido Verde se reúne no próximo dia 28 para debater sobre a aliança com os tucanos e a possibilidade de manter a pré-candidatura de Marcelo Reis a prefeitura de Porto Velho. Lindomar Garçon, presidente estadual da legenda vai disputar a indicação com Reis. Vai levar quem estiver melhor colocado em uma pesquisa feita pelo partido para consumo interno.

Prévias

E a companheirada se reúne nesta sexta-feira para assistir o debate entre os quatro pleiteantes a indicação de pré-candidato a prefeito. José Neumar, Claudio Carvalho, Mirian Saldaña e Fátima Cleide vão debater entre si diante da platéia. E no domingo eles realizam a votação entre os filiados aptos a votar, pouco mais de 1 mil. O vencedor da eleição será o candidato. Claudio Carvalho está otimista, Fátima Cleide cautelosa e Mírian Saldaña aposta na máquina. Neumar conta com o apoio da “velha guarda”.

Balão

E o PMDB vai realizar um evento neste fim de semana em Porto Velho e Ariquemes para apresentar seus pré-candidatos a prefeito. Na capital eles escolheram o nome de José Augusto, médico e antigo filiado da legenda. Em Ariquemes quem disputará as eleições pelo PMDB será Ricardo Schwantes em evento no CTG, na avenida Rio Pardo, no setor 2, e a tarde, a partir das 15 horas, será a vez do pré-candidato José Augusto, em Porto Velho será às 15 horas, na sede do PMDB na capital localizada a rua Elias Gorayeb, bairro da Liberdade. Quem observa essa movimentação do PMDB acredita que a indicação de José Augusto não passa de um “balão de ensaio” para desviar o foco do verdadeiro candidato da legenda. Vamos aguardar.

Registro

A coluna não poderia deixar de registrar o falecimento do humorista Chico Anysio nesta sexta-feira, um dos maiores nomes do humor nacional. A acidez crítica de alguns de seus personagens fazem falta. E muita.

Confusão

O jornalista Mário Quevedo, do Extra de Rondônia de Vilhena divulgou nota nesta sexta-feira falando sobre o fato de ter sido intimado a depor na Polícia Federal após um desentendimento com um agente no aeroporto de Vilhena. De acordo com Quevedo, foram disponibilizados três policiais para lhe entregar a intimação, ato que ele considerou abusivo e criticou, “ Para prender bandido, coisa que não fazem há um bom tempo -diga-se, eles devem então mobilizar um pelotão, certo?”.

Curva de rio

E o nosso presídio federal recebeu mais um hóspede ilustre, trata-se do acusado de ter sido o mentor do assalto ao Banco Central em Fortaleza (CE) realizado em 2005, cuja ação virou filme. Por aqui já tivemos Fernandinho Beira-Mar e Elias Maluco.

Falta de assunto

Todos os telejornais locais não falam de outra coisa há dias, o buraco da BR 364. Pior é que eles não trazem nada de novo. A impressão que passa aos telespectadores é que as equipes de reportagem passam o dia na beira do buraco observando para contar no fim do dia que “o buraco continua e a ponte do exército tem capacidade limitada”. Hora de mudar a pauta. Que tal falarmos sobre os demais buracos da cidade ou mesmo sobre o banzeiro que está destruindo as margens do Madeira?

Falando em banzeiro

Os próprietários de barcos que fasem transporte de ribeirinhos e mercadorias pelo Madeira andam reclamando, e com razão, dos estragos que o banzeiro causado pela abertura da comporta de Santo Antônio vem causando nas embarcações. Cascos novos estão sofrendo com a descida descontrolada de madeira e choque nos barrancos quando os barcos estão ancorados. Pior é que eles não estão tendo com quem reclamar. E a coisa tende a piorar com a abertura de mais comportas nos próximos meses.

Oportunidade

A Justiça Federal abriu inscrição para participação no VI processo seletivo de estagiários da Seção Judiciária de Rondônia. O prazo começou a correr dia 19 e se estenderá até o dia 28 de março próximo. Poderão participar estudantes do curso de direito que estejam matriculados, no mínimo, no terceiro período. O estagiário aprovado receberá uma bolsa no valor de 600 reais, mais auxílio transporte no valor de R$ 5,70 centavos por dia. As inscrições podem ser feitas na sede da Justiça Federal, localizada à Rua Presidente Dutra, 2203, Baixa da União, centro, ou pela internet no site www.ro.trf1.jus.br. A prova está marcada para o dia 30 de março, sextafeira, no horário das 08 às 12 horas. O estudante que desejar maiores informaç}es poderá ligar para o telefone 3211-2428.

Obesidade pode levar a demência

Aqueles que chegam à meia-idade acima do peso não estão pondo apenas a saúde do seu coração em risco: eles também têm mais probabilidade de experimentar o declínio cognitivo, constatou um estudo sulcoreano. O resultado leva a concluir que a prevenção da obesidade pode ser tão importante para impedir o declínio cognitivo e a demência quanto para evitar doenças cardíacas. O trabalho foi publicado na revista ³Age and Ageing´. A pesquisa da Universidade Nacional da Coréia do Sul foi realizada de 2005 a 2009 e teve duração de cinco anos. Ao longo do trabalho, o índice de massa corporal e as cinturas dos voluntários foram medidos anualmente. Eles também responderam a um teste simples, com 30 questões, para avaliar seu estado mental. Dentre os 250 pessoas participantes, com idades entre 60 e 70 anos, aqueles com excesso de gordura corporal tiveram pior desempenho no exame, que focava nas funções aritmética, de memória e de orientação. Os autores salientaram que não sabem se as pessoas que participaram do estudo desenvolveram demência após seu término, mas lembram que trabalhos anteriores mostraram que fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial e colesterol altos, também eram fatores de risco para demência. — Nossas descobertas têm importantes implicações para a saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente, a da obesidade central (em que a gordura se acumula na linha da cintura), poderia ser importante para evitar o declínio cognitivo ou da demência — diz Dae Hyun Yoon, o principal autor do estudo. — Sempre ouvimos dizer que um índice de massa corporal alto era ruim para o coração, mas esta pesquisa sugere que ele também pode ser maléfico para a cabeça — disse um porta-voz da Sociedade Britânica para Alzheimer à BBC, que também noticiou a descoberta.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.


Nas bancas

Neste sábado chega as bancas de Rondônia a sexta edição da revista PAINEL POLÍTICO que trás na capa o senador Ivo Cassol, o homem que é acusado pelo Ministério Público Federal de favorecer parentes em licitações, acusado de grilagem de terras no sul do Amazonas, recentemente foi alvo dos holofotes da mídia nacional por defender descaradamente a manutenção do pagamento de 14º e 15º salário pago a senadores em um país onde a maioria da população trabalha de sol a sol para ganhar míseros R$ 600. Você vai conhecer nesta edição o perfil do político mais polêmico que andou por essas bandas.

E mais

Na reportagem de nove páginas você vai poder conhecer a fundo as acusações que pesam contra Cassol, o homem que prega a ditadura na Casa da democracia e ainda planeja governar o Estado a partir de 2014. Nesta edição você também vai conferir reportagem sobre o alto custo da energia elétrica em Rondônia e vai saber por que sua conta é tão cara, mesmo a Eletrobrás Distribuição Rondônia figurando como a 22ª colocada no ranking nacional das mais caras. A revista támbém trás uma nova editoria a Painel Online, que fala sobre mídias digitais. Não perca esta edição de PAINEL POLÍTICO, está cada vez melhor.

Falando em Cassol

Após a forte repercussão negativa de sua infeliz declaração sobre o pagamento de extras a congressistas, ele decidiu recuar e disse que vai votar a favir da extinção da mordomia, que há tempos já deveria ter acabado. Mas não sem antes sair com essa, “muitos políticos recebem, falam que são contra, mas não devolvem o dinheiro. Quando a imprensa aperta, eles se mijam todos”, ou seja, se os outros “não mijassem”, ele peitava e mantinha a grana.

Mas

O que Cassol não consegue mesmo aceitar é ter que ficar dando explicações sobre suas declarações atrapalhadas. Quando governou Rondônia, pintou e bordou, falava o que bem entendia e não dava satisfações a ninguém. Agora que está no Senado e por lá os holofotes são intensos, vem ficando cada vez mais desconfortável. Prova disso foi a “nota de esclarecimento” encaminhada por sua assessoria ao jornal Correio Braziliense, onde dá para perceber toda a fúria do senador.

Cinco anos

É o tempo que já passou desde que morreu a terceira vítima do trio elétrico Mimosa, que tombou durante a banda do Vai Quem Quer em 2007. Quatro pessoas foram indiciadas por homicídio, entre elas o empresário José Joaquim dos Santos, o “Zezinho do Maria Fumaça”. Outras 15 pessoas ficaram feridas no acidente.

Apresentação

Nesta sexta-feira os tucanos se reúnem no “ninho”, na Avenida Brasília com Amazonas, 1575, a partir das 19 horas para apresentar seus pré-candidatos que disputam as eleições para vereador e prefeito de Porto Velho. O evento vai contar com a particiação da executiva do partido e é um esforço para começar a divulgação dos nomes de seus postulantes. Os tucanos estão aliados ao PSD, de Moreira Mendes e Hermínio Coelho, ao PV de Lindomar Garçon e Eduardo Rodrigues e ao PR de Miguel de Souza.

Verdinhos

Já o Partido Verde se reúne no próximo dia 28 para debater sobre a aliança com os tucanos e a possibilidade de manter a pré-candidatura de Marcelo Reis a prefeitura de Porto Velho. Lindomar Garçon, presidente estadual da legenda vai disputar a indicação com Reis. Vai levar quem estiver melhor colocado em uma pesquisa feita pelo partido para consumo interno.

Prévias

E a companheirada se reúne nesta sexta-feira para assistir o debate entre os quatro pleiteantes a indicação de pré-candidato a prefeito. José Neumar, Claudio Carvalho, Mirian Saldaña e Fátima Cleide vão debater entre si diante da platéia. E no domingo eles realizam a votação entre os filiados aptos a votar, pouco mais de 1 mil. O vencedor da eleição será o candidato. Claudio Carvalho está otimista, Fátima Cleide cautelosa e Mírian Saldaña aposta na máquina. Neumar conta com o apoio da “velha guarda”.

Balão

E o PMDB vai realizar um evento neste fim de semana em Porto Velho e Ariquemes para apresentar seus pré-candidatos a prefeito. Na capital eles escolheram o nome de José Augusto, médico e antigo filiado da legenda. Em Ariquemes quem disputará as eleições pelo PMDB será Ricardo Schwantes em evento no CTG, na avenida Rio Pardo, no setor 2, e a tarde, a partir das 15 horas, será a vez do pré-candidato José Augusto, em Porto Velho será às 15 horas, na sede do PMDB na capital localizada a rua Elias Gorayeb, bairro da Liberdade. Quem observa essa movimentação do PMDB acredita que a indicação de José Augusto não passa de um “balão de ensaio” para desviar o foco do verdadeiro candidato da legenda. Vamos aguardar.

Registro

A coluna não poderia deixar de registrar o falecimento do humorista Chico Anysio nesta sexta-feira, um dos maiores nomes do humor nacional. A acidez crítica de alguns de seus personagens fazem falta. E muita.

Confusão

O jornalista Mário Quevedo, do Extra de Rondônia de Vilhena divulgou nota nesta sexta-feira falando sobre o fato de ter sido intimado a depor na Polícia Federal após um desentendimento com um agente no aeroporto de Vilhena. De acordo com Quevedo, foram disponibilizados três policiais para lhe entregar a intimação, ato que ele considerou abusivo e criticou, “ Para prender bandido, coisa que não fazem há um bom tempo -diga-se, eles devem então mobilizar um pelotão, certo?”.

Curva de rio

E o nosso presídio federal recebeu mais um hóspede ilustre, trata-se do acusado de ter sido o mentor do assalto ao Banco Central em Fortaleza (CE) realizado em 2005, cuja ação virou filme. Por aqui já tivemos Fernandinho Beira-Mar e Elias Maluco.

Falta de assunto

Todos os telejornais locais não falam de outra coisa há dias, o buraco da BR 364. Pior é que eles não trazem nada de novo. A impressão que passa aos telespectadores é que as equipes de reportagem passam o dia na beira do buraco observando para contar no fim do dia que “o buraco continua e a ponte do exército tem capacidade limitada”. Hora de mudar a pauta. Que tal falarmos sobre os demais buracos da cidade ou mesmo sobre o banzeiro que está destruindo as margens do Madeira?

Falando em banzeiro

Os próprietários de barcos que fasem transporte de ribeirinhos e mercadorias pelo Madeira andam reclamando, e com razão, dos estragos que o banzeiro causado pela abertura da comporta de Santo Antônio vem causando nas embarcações. Cascos novos estão sofrendo com a descida descontrolada de madeira e choque nos barrancos quando os barcos estão ancorados. Pior é que eles não estão tendo com quem reclamar. E a coisa tende a piorar com a abertura de mais comportas nos próximos meses.

Oportunidade

A Justiça Federal abriu inscrição para participação no VI processo seletivo de estagiários da Seção Judiciária de Rondônia. O prazo começou a correr dia 19 e se estenderá até o dia 28 de março próximo. Poderão participar estudantes do curso de direito que estejam matriculados, no mínimo, no terceiro período. O estagiário aprovado receberá uma bolsa no valor de 600 reais, mais auxílio transporte no valor de R$ 5,70 centavos por dia. As inscrições podem ser feitas na sede da Justiça Federal, localizada à Rua Presidente Dutra, 2203, Baixa da União, centro, ou pela internet no site www.ro.trf1.jus.br. A prova está marcada para o dia 30 de março, sextafeira, no horário das 08 às 12 horas. O estudante que desejar maiores informaç}es poderá ligar para o telefone 3211-2428.

Obesidade pode levar a demência

Aqueles que chegam à meia-idade acima do peso não estão pondo apenas a saúde do seu coração em risco: eles também têm mais probabilidade de experimentar o declínio cognitivo, constatou um estudo sulcoreano. O resultado leva a concluir que a prevenção da obesidade pode ser tão importante para impedir o declínio cognitivo e a demência quanto para evitar doenças cardíacas. O trabalho foi publicado na revista ³Age and Ageing´. A pesquisa da Universidade Nacional da Coréia do Sul foi realizada de 2005 a 2009 e teve duração de cinco anos. Ao longo do trabalho, o índice de massa corporal e as cinturas dos voluntários foram medidos anualmente. Eles também responderam a um teste simples, com 30 questões, para avaliar seu estado mental. Dentre os 250 pessoas participantes, com idades entre 60 e 70 anos, aqueles com excesso de gordura corporal tiveram pior desempenho no exame, que focava nas funções aritmética, de memória e de orientação. Os autores salientaram que não sabem se as pessoas que participaram do estudo desenvolveram demência após seu término, mas lembram que trabalhos anteriores mostraram que fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial e colesterol altos, também eram fatores de risco para demência. — Nossas descobertas têm importantes implicações para a saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente, a da obesidade central (em que a gordura se acumula na linha da cintura), poderia ser importante para evitar o declínio cognitivo ou da demência — diz Dae Hyun Yoon, o principal autor do estudo. — Sempre ouvimos dizer que um índice de massa corporal alto era ruim para o coração, mas esta pesquisa sugere que ele também pode ser maléfico para a cabeça — disse um porta-voz da Sociedade Britânica para Alzheimer à BBC, que também noticiou a descoberta.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
Nas bancas

Neste sábado chega as bancas de Rondônia a sexta edição da revista PAINEL POLÍTICO que trás na capa o senador Ivo Cassol, o homem que é acusado pelo Ministério Público Federal de favorecer parentes em licitações, acusado de grilagem de terras no sul do Amazonas, recentemente foi alvo dos holofotes da mídia nacional por defender descaradamente a manutenção do pagamento de 14º e 15º salário pago a senadores em um país onde a maioria da população trabalha de sol a sol para ganhar míseros R$ 600. Você vai conhecer nesta edição o perfil do político mais polêmico que andou por essas bandas.

E mais

Na reportagem de nove páginas você vai poder conhecer a fundo as acusações que pesam contra Cassol, o homem que prega a ditadura na Casa da democracia e ainda planeja governar o Estado a partir de 2014. Nesta edição você também vai conferir reportagem sobre o alto custo da energia elétrica em Rondônia e vai saber por que sua conta é tão cara, mesmo a Eletrobrás Distribuição Rondônia figurando como a 22ª colocada no ranking nacional das mais caras. A revista támbém trás uma nova editoria a Painel Online, que fala sobre mídias digitais. Não perca esta edição de PAINEL POLÍTICO, está cada vez melhor.

Falando em Cassol

Após a forte repercussão negativa de sua infeliz declaração sobre o pagamento de extras a congressistas, ele decidiu recuar e disse que vai votar a favir da extinção da mordomia, que há tempos já deveria ter acabado. Mas não sem antes sair com essa, “muitos políticos recebem, falam que são contra, mas não devolvem o dinheiro. Quando a imprensa aperta, eles se mijam todos”, ou seja, se os outros “não mijassem”, ele peitava e mantinha a grana.

Mas

O que Cassol não consegue mesmo aceitar é ter que ficar dando explicações sobre suas declarações atrapalhadas. Quando governou Rondônia, pintou e bordou, falava o que bem entendia e não dava satisfações a ninguém. Agora que está no Senado e por lá os holofotes são intensos, vem ficando cada vez mais desconfortável. Prova disso foi a “nota de esclarecimento” encaminhada por sua assessoria ao jornal Correio Braziliense, onde dá para perceber toda a fúria do senador.

Cinco anos

É o tempo que já passou desde que morreu a terceira vítima do trio elétrico Mimosa, que tombou durante a banda do Vai Quem Quer em 2007. Quatro pessoas foram indiciadas por homicídio, entre elas o empresário José Joaquim dos Santos, o “Zezinho do Maria Fumaça”. Outras 15 pessoas ficaram feridas no acidente.

Apresentação

Nesta sexta-feira os tucanos se reúnem no “ninho”, na Avenida Brasília com Amazonas, 1575, a partir das 19 horas para apresentar seus pré-candidatos que disputam as eleições para vereador e prefeito de Porto Velho. O evento vai contar com a particiação da executiva do partido e é um esforço para começar a divulgação dos nomes de seus postulantes. Os tucanos estão aliados ao PSD, de Moreira Mendes e Hermínio Coelho, ao PV de Lindomar Garçon e Eduardo Rodrigues e ao PR de Miguel de Souza.

Verdinhos

Já o Partido Verde se reúne no próximo dia 28 para debater sobre a aliança com os tucanos e a possibilidade de manter a pré-candidatura de Marcelo Reis a prefeitura de Porto Velho. Lindomar Garçon, presidente estadual da legenda vai disputar a indicação com Reis. Vai levar quem estiver melhor colocado em uma pesquisa feita pelo partido para consumo interno.

Prévias

E a companheirada se reúne nesta sexta-feira para assistir o debate entre os quatro pleiteantes a indicação de pré-candidato a prefeito. José Neumar, Claudio Carvalho, Mirian Saldaña e Fátima Cleide vão debater entre si diante da platéia. E no domingo eles realizam a votação entre os filiados aptos a votar, pouco mais de 1 mil. O vencedor da eleição será o candidato. Claudio Carvalho está otimista, Fátima Cleide cautelosa e Mírian Saldaña aposta na máquina. Neumar conta com o apoio da “velha guarda”.

Balão

E o PMDB vai realizar um evento neste fim de semana em Porto Velho e Ariquemes para apresentar seus pré-candidatos a prefeito. Na capital eles escolheram o nome de José Augusto, médico e antigo filiado da legenda. Em Ariquemes quem disputará as eleições pelo PMDB será Ricardo Schwantes em evento no CTG, na avenida Rio Pardo, no setor 2, e a tarde, a partir das 15 horas, será a vez do pré-candidato José Augusto, em Porto Velho será às 15 horas, na sede do PMDB na capital localizada a rua Elias Gorayeb, bairro da Liberdade. Quem observa essa movimentação do PMDB acredita que a indicação de José Augusto não passa de um “balão de ensaio” para desviar o foco do verdadeiro candidato da legenda. Vamos aguardar.

Registro

A coluna não poderia deixar de registrar o falecimento do humorista Chico Anysio nesta sexta-feira, um dos maiores nomes do humor nacional. A acidez crítica de alguns de seus personagens fazem falta. E muita.

Confusão

O jornalista Mário Quevedo, do Extra de Rondônia de Vilhena divulgou nota nesta sexta-feira falando sobre o fato de ter sido intimado a depor na Polícia Federal após um desentendimento com um agente no aeroporto de Vilhena. De acordo com Quevedo, foram disponibilizados três policiais para lhe entregar a intimação, ato que ele considerou abusivo e criticou, “ Para prender bandido, coisa que não fazem há um bom tempo -diga-se, eles devem então mobilizar um pelotão, certo?”.

Curva de rio

E o nosso presídio federal recebeu mais um hóspede ilustre, trata-se do acusado de ter sido o mentor do assalto ao Banco Central em Fortaleza (CE) realizado em 2005, cuja ação virou filme. Por aqui já tivemos Fernandinho Beira-Mar e Elias Maluco.

Falta de assunto

Todos os telejornais locais não falam de outra coisa há dias, o buraco da BR 364. Pior é que eles não trazem nada de novo. A impressão que passa aos telespectadores é que as equipes de reportagem passam o dia na beira do buraco observando para contar no fim do dia que “o buraco continua e a ponte do exército tem capacidade limitada”. Hora de mudar a pauta. Que tal falarmos sobre os demais buracos da cidade ou mesmo sobre o banzeiro que está destruindo as margens do Madeira?

Falando em banzeiro

Os próprietários de barcos que fasem transporte de ribeirinhos e mercadorias pelo Madeira andam reclamando, e com razão, dos estragos que o banzeiro causado pela abertura da comporta de Santo Antônio vem causando nas embarcações. Cascos novos estão sofrendo com a descida descontrolada de madeira e choque nos barrancos quando os barcos estão ancorados. Pior é que eles não estão tendo com quem reclamar. E a coisa tende a piorar com a abertura de mais comportas nos próximos meses.

Oportunidade

A Justiça Federal abriu inscrição para participação no VI processo seletivo de estagiários da Seção Judiciária de Rondônia. O prazo começou a correr dia 19 e se estenderá até o dia 28 de março próximo. Poderão participar estudantes do curso de direito que estejam matriculados, no mínimo, no terceiro período. O estagiário aprovado receberá uma bolsa no valor de 600 reais, mais auxílio transporte no valor de R$ 5,70 centavos por dia. As inscrições podem ser feitas na sede da Justiça Federal, localizada à Rua Presidente Dutra, 2203, Baixa da União, centro, ou pela internet no site www.ro.trf1.jus.br. A prova está marcada para o dia 30 de março, sextafeira, no horário das 08 às 12 horas. O estudante que desejar maiores informaç}es poderá ligar para o telefone 3211-2428.

Obesidade pode levar a demência

Aqueles que chegam à meia-idade acima do peso não estão pondo apenas a saúde do seu coração em risco: eles também têm mais probabilidade de experimentar o declínio cognitivo, constatou um estudo sulcoreano. O resultado leva a concluir que a prevenção da obesidade pode ser tão importante para impedir o declínio cognitivo e a demência quanto para evitar doenças cardíacas. O trabalho foi publicado na revista ³Age and Ageing´. A pesquisa da Universidade Nacional da Coréia do Sul foi realizada de 2005 a 2009 e teve duração de cinco anos. Ao longo do trabalho, o índice de massa corporal e as cinturas dos voluntários foram medidos anualmente. Eles também responderam a um teste simples, com 30 questões, para avaliar seu estado mental. Dentre os 250 pessoas participantes, com idades entre 60 e 70 anos, aqueles com excesso de gordura corporal tiveram pior desempenho no exame, que focava nas funções aritmética, de memória e de orientação. Os autores salientaram que não sabem se as pessoas que participaram do estudo desenvolveram demência após seu término, mas lembram que trabalhos anteriores mostraram que fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial e colesterol altos, também eram fatores de risco para demência. — Nossas descobertas têm importantes implicações para a saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente, a da obesidade central (em que a gordura se acumula na linha da cintura), poderia ser importante para evitar o declínio cognitivo ou da demência — diz Dae Hyun Yoon, o principal autor do estudo. — Sempre ouvimos dizer que um índice de massa corporal alto era ruim para o coração, mas esta pesquisa sugere que ele também pode ser maléfico para a cabeça — disse um porta-voz da Sociedade Britânica para Alzheimer à BBC, que também noticiou a descoberta.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia