Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 16/03/2012 20:41:34

Prévias

O Partido dos Trabalhadores realiza no próximo dia 25, domingo, as prévias para decidir quem vai disputar as eleições em Porto Velho pela legenda. Na disputa estão Fátima Cleide, ex-senadora e um dos nomes mais conhecidos do PT em Rondônia; Mirian Saldaña, chefe de gabinete do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, de quem temapoio irrestrito; Claudio Carvalho, vereador licenciado e secretário municipal de Transportes e José Neumar, um dos fundadores da legenda no Estado.

Números

O PT de Porto Velho conta atualmente com 2.600 filiados, sendo que destes, 1.580 estão aptos a votar. Aproximadamente 350 estão lotados em cargos comissionados na prefeitura, portanto, em tese, seriam eleitores de Mirian Saldaña.

Grupos

O PT está dividido em dois grupos atualmente. Os três candidatos, Mirian, Fátima e Cláudio integram o “Construindo um Novo Brasil” (CNB) e José Neumar integra a “Articulação de Esquerda” (AE).

Discussão

No dia 23, a partir das 18 horas, na sede do PT na Avenida Calama, os pleiteantes a disputa participam de um debate aberto onde terão 15 minutos cada para apresentações, mais 15 minutos para responderem perguntas dos participantes e mais 15 para as respostas, sendo que os questionamentos, mesmo que direcionados a determinado candidato, valem para todos.

Problemas

O nome mais complicado nessa disputa é o de Cláudio Carvalho. O vereador teve as contas de campanha reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela nova diretriz do Tribunal Superior Eleitoral, está inelegível. Evidente que isso pode vir a mudar no futuro, mas o PT não vai arriscar uma disputa desse porte com um candidato que corre o risco de “sangrar” durante todo o processo eleitoral. Mesmo assim, Claudio ainda insiste em participar da disputa interna, talvez seja apenas para provocar Roberto Sobrinho, que preferiu construir uma candidata do zero (Mirian) a apostar em Carvalho. Isso o deixou magoado com o prefeito e ele não esconde de ninguém. A interlocutores próximos resmunga suas queixas.

Plano “C”

Na verdade a candidata natural de Roberto era Epifânia Barbosa, que vinha tendo uma carreira política vitoriosa e brilhante. Mas ela caiu no “canto da sereia” de Valter Araújo e de repente se viu às voltas com policiais invadindo sua casa e gabinete na Assembleia Legislativa. Essa situação foi um duro golpe para Roberto que desde o início era contra a aproximação de Epifânia com Valter. Nesse ponto o prefeito tinha razão. Com Epifânia em desgraça, ele avaliou que Claudio Carvalho não era confiável o suficiente e preferiu optar pela candidatura de Mirian Saldaña, sua chefe de gabinete e fiel escudeira. Resta saber se a população concorda com essa ideia de Roberto.

Apagado

O PT, a bem da verdade, está igual um quebra-cabeças desmontado, com peças para todos os lados. Alguns petistas transitam entre todos os grupos e ideologias, mas são poucos. Formaram-se alas dentro da legenda e isso vem prejudicando seriamente o desempenho de seus filiados. Um exemplo disso é a participação do PT no governo de Confúcio Moura. A Secretaria de Agricultura, comandada pelo ex-deputado federal Anselmo de Jesus não mostrou a que veio. Era uma das pastas mais atuantes de governos anteriores mas virou uma trincheira. Não tem acrescentado nada ao governo. Outro exemplo é a Emater que também caiu no limbo. O PT também comanda a IDARON, que praticamente anda sozinha graças ao empenho dos técnicos e veterinários que já sabem exatamente o que fazer. De novo, a IDARON, Emater e Seagri não mostraram absolutamente nada.

Vitrine

Além disso o PT está dividido em Porto Velho. Não é novidade nenhuma que o grupo de Fátima e o de Roberto Sobrinho não se dão bem há muito tempo e essa disputa se acirrou ainda mais recentemente, com o lançamento da candidatura de Mirian. Com Epifânia fora do jogo, vislumbrou-se uma remota, mas real, possibilidade de Roberto compor com Fátima. Não deu certo.

Agora

Resta ao PT tentar definir seu candidato e dar início as negociações com as demais legendas. Raupp por exemplo, sonha com um candidato do PMDB encabeçando a chapa e um petista de vice. Essa possibilidade é praticamente nula, mas ao PT não restaram muitas opções. Ou vai de PMDB ou resgata a velha parceria com o PDT, que também tenta inventar um candidato. E a coisa por lá está tão desesperadora que tentam até ressuscitar o Dalton di Franco.

No Acre

O ex-presidenciável e pré-candidato a prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) vai estar neste sábado em Rio Branco (AC). Na disputa presidencial, em 2010, Serra venceu em 21 dos 22 municípios do Acre. Perdeu apenas em Feijó, administrada pelo PSDB. Serra repetiu o feito do ex-presidenciável Geraldo Alckmin e obtve mais de 50% dos votos no Acre. Serra participará de reunião com o tucano Tião Bocalom, pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, que lidera as pesquisas. Bocalom perdeu o governo do Acre para Tião Viana (PT) com apenas 4,4 mil votos de diferença. Em 2010, a oposição derrotou o PT em Rio Branco, o maior colégio eleitoral do Acre. Candidatos da oposição foram os mais votados no Estado. A Frente Popular do Acre, liderada pelo PT, elegeu 16 dos 24 deputados estaduais e cinco dos oito deputados federais. Serra também visita o município de Porto Acre, onde obteve a maior votação proporcional do país, 81%. As informações são de Altino Machado.

Observação

Laerte Gomes, presidente da AROM, fez uma nova observação em referência ao caso envolvendo o irmão do conselheiro Edilson Silva, Jessé de Souza Silva, que é servidor do Tribunal de Contas. De acordo com Laerte Jessé procurou a AROM usando o nome da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas para obter uma parceria com a associação dos municípios e não o nome do Tribunal de Contas, conforme havíamos informado anteriormente.

Headshot

Um empresário de Porto Velho que havia sido assaltado cinco vezes teve a casa invadida por dois marginais na manhã desta sexta-feira. Os bandidos ameaçavam sua família quando ele chegou e atirou na cabeça do primeiro que morreu na hora e um segundo tiro acertou a testa do outro bandido, que agonizando foi encaminhado ao João Paulo II. Evidente que o conselho mais sensato é o de não reagir em hipótese alguma, mas a coisa está ficando realmente séria. Para se ter uma ideia, todos os comentários de leitores dessa notícia eram de apoio ao empresário. Isso é reflexo de uma sociedade que está à beira do colapso por causa da impunidade em praticamente todas as esferas. Lamentável que duas vidas tenham sido perdidas, mas esses aí morreram. Já o empresário terá ainda muitas explicações a dar.

Repeteco

Em um programa de rádio na manhã desta sexta-feira o ex-senador Expedito Júnior estava acompanhado do pré-candidato do PSDB a prefeitura de Porto Velho Ivo Benitez. O locutor Elizeu da Silva, bem humorado, saiu com essa, “mas você gosta de Ivo né Expedito?” referindo-se a antiga aliança que Júnior tinha com Ivo Cassol. Expedito foi quem lançou Ivo Cassol na política sendo responsavel por sua eleição à prefeitura de Rolim de Moura e depois ao governo de Rondônia. Atualmente eles não se falam.

Vai concluir

Hermínio Coelho pretende entregar o novo prédio da Assembleia o quanto antes. Já nomeou uma comissão para acompanhar o andamento do projeto e vai requerer do Ministério Público do Estado e do Tribunal de Contas que indiquem técnicos para auxiliar na conclusão da obra. Para ele, cada dia parado é prejuízo aos cofres públicos.

Três horas

É a média de tempo gasto para atravessar a zona leste e chegar na BR 364 atualmente. O trânsito de carretas está fazendo da vida dos moradores um verdadeiro inferno e mudou completamente a rotina daquela população.

Golpe contra a EFMM

Tombado pela Constituição Estadual de Rondônia de 1989 (artigo nº 264) o acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada como um dos mais importantes patrimônios históricos de Rondônia, teve a área que fica no caminho das barragens das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau desafetada do tombamento estadual pela Lei número 1776, criada em 10 de agosto de 2007. A referida lei, de autoria dos deputados Alex Testoni e Neodi Carlos, durante a gestão do então governador de Rondônia Ivo Cassol, foi promulgada silenciosamente e sua existência foi revelada durante uma reunião realizada em Porto Velho, no dia 9 de março deste ano, para tratar sobre os impactos do aumento da cota de operação da UHE de Santo Antônio sobre o acervo da ferrovia. As informações são da jornalista Ana Aranda. Veja a reportagem completa sobre o caso AQUI

Mulheres comem mais quando estão estressadas por causa do trabalho

Mulheres que andam esgotadas no trabalho seriam mais propensas a usar a comida para aliviar o estresse, mostra um estudo finlandês. O trabalho, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, aponta que aquelas que disseram estar extremamente cansadas no trabalho tendiam a comer por causas emocionais, ou seja, estresse, ansiedade ou depressão, em vez de apenas por fome. Além disso, eram mais propensas a comer "descontroladamente", situação que ocorre quando a pessoa está sempre faminta ou não pode deixar de comer até que toda a comida tenha desaparecido. O resultado se baseia no estudo feito com 230 trabalhadoras com idades entre 30 e 55 anos que fizeram parte de uma avaliação clínica sobre mudanças saudáveis de estilo de vida. Todas tinham emprego e no início foram questionadas sobre seu estresse ocupacional e hábitos alimentares. Cerca de 22% tinham algum grau de esgotamento no trabalho, e o grupo tendia a comer segundo as emoções e de maneira descontrolada. Ao contrário, as mulheres sem esgotamento no início do estudo tendiam em um ano a comer cada vez menos de forma descontrolada. Mas o grupo do estresse não conseguiu fazer essa mudança.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.



Prévias

O Partido dos Trabalhadores realiza no próximo dia 25, domingo, as prévias para decidir quem vai disputar as eleições em Porto Velho pela legenda. Na disputa estão Fátima Cleide, ex-senadora e um dos nomes mais conhecidos do PT em Rondônia; Mirian Saldaña, chefe de gabinete do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, de quem temapoio irrestrito; Claudio Carvalho, vereador licenciado e secretário municipal de Transportes e José Neumar, um dos fundadores da legenda no Estado.

Números

O PT de Porto Velho conta atualmente com 2.600 filiados, sendo que destes, 1.580 estão aptos a votar. Aproximadamente 350 estão lotados em cargos comissionados na prefeitura, portanto, em tese, seriam eleitores de Mirian Saldaña.

Grupos

O PT está dividido em dois grupos atualmente. Os três candidatos, Mirian, Fátima e Cláudio integram o “Construindo um Novo Brasil” (CNB) e José Neumar integra a “Articulação de Esquerda” (AE).

Discussão

No dia 23, a partir das 18 horas, na sede do PT na Avenida Calama, os pleiteantes a disputa participam de um debate aberto onde terão 15 minutos cada para apresentações, mais 15 minutos para responderem perguntas dos participantes e mais 15 para as respostas, sendo que os questionamentos, mesmo que direcionados a determinado candidato, valem para todos.

Problemas

O nome mais complicado nessa disputa é o de Cláudio Carvalho. O vereador teve as contas de campanha reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela nova diretriz do Tribunal Superior Eleitoral, está inelegível. Evidente que isso pode vir a mudar no futuro, mas o PT não vai arriscar uma disputa desse porte com um candidato que corre o risco de “sangrar” durante todo o processo eleitoral. Mesmo assim, Claudio ainda insiste em participar da disputa interna, talvez seja apenas para provocar Roberto Sobrinho, que preferiu construir uma candidata do zero (Mirian) a apostar em Carvalho. Isso o deixou magoado com o prefeito e ele não esconde de ninguém. A interlocutores próximos resmunga suas queixas.

Plano “C”

Na verdade a candidata natural de Roberto era Epifânia Barbosa, que vinha tendo uma carreira política vitoriosa e brilhante. Mas ela caiu no “canto da sereia” de Valter Araújo e de repente se viu às voltas com policiais invadindo sua casa e gabinete na Assembleia Legislativa. Essa situação foi um duro golpe para Roberto que desde o início era contra a aproximação de Epifânia com Valter. Nesse ponto o prefeito tinha razão. Com Epifânia em desgraça, ele avaliou que Claudio Carvalho não era confiável o suficiente e preferiu optar pela candidatura de Mirian Saldaña, sua chefe de gabinete e fiel escudeira. Resta saber se a população concorda com essa ideia de Roberto.

Apagado

O PT, a bem da verdade, está igual um quebra-cabeças desmontado, com peças para todos os lados. Alguns petistas transitam entre todos os grupos e ideologias, mas são poucos. Formaram-se alas dentro da legenda e isso vem prejudicando seriamente o desempenho de seus filiados. Um exemplo disso é a participação do PT no governo de Confúcio Moura. A Secretaria de Agricultura, comandada pelo ex-deputado federal Anselmo de Jesus não mostrou a que veio. Era uma das pastas mais atuantes de governos anteriores mas virou uma trincheira. Não tem acrescentado nada ao governo. Outro exemplo é a Emater que também caiu no limbo. O PT também comanda a IDARON, que praticamente anda sozinha graças ao empenho dos técnicos e veterinários que já sabem exatamente o que fazer. De novo, a IDARON, Emater e Seagri não mostraram absolutamente nada.

Vitrine

Além disso o PT está dividido em Porto Velho. Não é novidade nenhuma que o grupo de Fátima e o de Roberto Sobrinho não se dão bem há muito tempo e essa disputa se acirrou ainda mais recentemente, com o lançamento da candidatura de Mirian. Com Epifânia fora do jogo, vislumbrou-se uma remota, mas real, possibilidade de Roberto compor com Fátima. Não deu certo.

Agora

Resta ao PT tentar definir seu candidato e dar início as negociações com as demais legendas. Raupp por exemplo, sonha com um candidato do PMDB encabeçando a chapa e um petista de vice. Essa possibilidade é praticamente nula, mas ao PT não restaram muitas opções. Ou vai de PMDB ou resgata a velha parceria com o PDT, que também tenta inventar um candidato. E a coisa por lá está tão desesperadora que tentam até ressuscitar o Dalton di Franco.

No Acre

O ex-presidenciável e pré-candidato a prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) vai estar neste sábado em Rio Branco (AC). Na disputa presidencial, em 2010, Serra venceu em 21 dos 22 municípios do Acre. Perdeu apenas em Feijó, administrada pelo PSDB. Serra repetiu o feito do ex-presidenciável Geraldo Alckmin e obtve mais de 50% dos votos no Acre. Serra participará de reunião com o tucano Tião Bocalom, pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, que lidera as pesquisas. Bocalom perdeu o governo do Acre para Tião Viana (PT) com apenas 4,4 mil votos de diferença. Em 2010, a oposição derrotou o PT em Rio Branco, o maior colégio eleitoral do Acre. Candidatos da oposição foram os mais votados no Estado. A Frente Popular do Acre, liderada pelo PT, elegeu 16 dos 24 deputados estaduais e cinco dos oito deputados federais. Serra também visita o município de Porto Acre, onde obteve a maior votação proporcional do país, 81%. As informações são de Altino Machado.

Observação

Laerte Gomes, presidente da AROM, fez uma nova observação em referência ao caso envolvendo o irmão do conselheiro Edilson Silva, Jessé de Souza Silva, que é servidor do Tribunal de Contas. De acordo com Laerte Jessé procurou a AROM usando o nome da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas para obter uma parceria com a associação dos municípios e não o nome do Tribunal de Contas, conforme havíamos informado anteriormente.

Headshot

Um empresário de Porto Velho que havia sido assaltado cinco vezes teve a casa invadida por dois marginais na manhã desta sexta-feira. Os bandidos ameaçavam sua família quando ele chegou e atirou na cabeça do primeiro que morreu na hora e um segundo tiro acertou a testa do outro bandido, que agonizando foi encaminhado ao João Paulo II. Evidente que o conselho mais sensato é o de não reagir em hipótese alguma, mas a coisa está ficando realmente séria. Para se ter uma ideia, todos os comentários de leitores dessa notícia eram de apoio ao empresário. Isso é reflexo de uma sociedade que está à beira do colapso por causa da impunidade em praticamente todas as esferas. Lamentável que duas vidas tenham sido perdidas, mas esses aí morreram. Já o empresário terá ainda muitas explicações a dar.

Repeteco

Em um programa de rádio na manhã desta sexta-feira o ex-senador Expedito Júnior estava acompanhado do pré-candidato do PSDB a prefeitura de Porto Velho Ivo Benitez. O locutor Elizeu da Silva, bem humorado, saiu com essa, “mas você gosta de Ivo né Expedito?” referindo-se a antiga aliança que Júnior tinha com Ivo Cassol. Expedito foi quem lançou Ivo Cassol na política sendo responsavel por sua eleição à prefeitura de Rolim de Moura e depois ao governo de Rondônia. Atualmente eles não se falam.

Vai concluir

Hermínio Coelho pretende entregar o novo prédio da Assembleia o quanto antes. Já nomeou uma comissão para acompanhar o andamento do projeto e vai requerer do Ministério Público do Estado e do Tribunal de Contas que indiquem técnicos para auxiliar na conclusão da obra. Para ele, cada dia parado é prejuízo aos cofres públicos.

Três horas

É a média de tempo gasto para atravessar a zona leste e chegar na BR 364 atualmente. O trânsito de carretas está fazendo da vida dos moradores um verdadeiro inferno e mudou completamente a rotina daquela população.

Golpe contra a EFMM

Tombado pela Constituição Estadual de Rondônia de 1989 (artigo nº 264) o acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada como um dos mais importantes patrimônios históricos de Rondônia, teve a área que fica no caminho das barragens das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau desafetada do tombamento estadual pela Lei número 1776, criada em 10 de agosto de 2007. A referida lei, de autoria dos deputados Alex Testoni e Neodi Carlos, durante a gestão do então governador de Rondônia Ivo Cassol, foi promulgada silenciosamente e sua existência foi revelada durante uma reunião realizada em Porto Velho, no dia 9 de março deste ano, para tratar sobre os impactos do aumento da cota de operação da UHE de Santo Antônio sobre o acervo da ferrovia. As informações são da jornalista Ana Aranda. Veja a reportagem completa sobre o caso AQUI

Mulheres comem mais quando estão estressadas por causa do trabalho

Mulheres que andam esgotadas no trabalho seriam mais propensas a usar a comida para aliviar o estresse, mostra um estudo finlandês. O trabalho, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, aponta que aquelas que disseram estar extremamente cansadas no trabalho tendiam a comer por causas emocionais, ou seja, estresse, ansiedade ou depressão, em vez de apenas por fome. Além disso, eram mais propensas a comer "descontroladamente", situação que ocorre quando a pessoa está sempre faminta ou não pode deixar de comer até que toda a comida tenha desaparecido. O resultado se baseia no estudo feito com 230 trabalhadoras com idades entre 30 e 55 anos que fizeram parte de uma avaliação clínica sobre mudanças saudáveis de estilo de vida. Todas tinham emprego e no início foram questionadas sobre seu estresse ocupacional e hábitos alimentares. Cerca de 22% tinham algum grau de esgotamento no trabalho, e o grupo tendia a comer segundo as emoções e de maneira descontrolada. Ao contrário, as mulheres sem esgotamento no início do estudo tendiam em um ano a comer cada vez menos de forma descontrolada. Mas o grupo do estresse não conseguiu fazer essa mudança.

Fale conosco

Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia