Escolher o travesseiro errado pode causar dores na coluna e no pescoço, alerta especialista
Dormir bem é essencial para a saúde, mas muitas pessoas não percebem que um dos principais vilões das dores no pescoço e na coluna pode estar bem próximo à cabeça: o travesseiro. O modelo inadequado pode causar desalinhamento da coluna, tensões musculares e até problemas crônicos de postura.
Os travesseiros variam em altura, firmeza e material. Os de espuma viscoelástica (NASA) se moldam à cabeça, enquanto os de látex oferecem mais firmeza e durabilidade. Já os de pena de ganso são macios, mas podem não proporcionar o suporte ideal para a coluna. A escolha certa depende da posição ao dormir e das necessidades de cada pessoa.
Conforme Rodrigo Polo da Costa, ortopedista da Hapvida, o travesseiro tem a função de manter a coluna alinhada durante o sono. Quando é muito alto ou muito baixo, pode gerar sobrecarga na musculatura do pescoço e da região cervical, resultando em dores e até em problemas mais graves, como hérnias.
Veja também

Cerca de 45% das pessoas têm sono ruim: saiba como dormir melhor, segundo a biologia (e a IA)
A falta de libido pode causar envelhecimento precoce, saiba como evitar
“Para evitar esses problemas, o ideal é escolher uma opção que respeite a curvatura natural do pescoço. Quem dorme de lado deve optar por modelos mais altos e firmes para preencher o espaço entre o ombro e a cabeça. Já quem dorme de barriga para cima deve preferir travesseiros médios e anatômicos. Dormir de bruços, não é recomendado, pois sobrecarrega a coluna”, explica o ortopedista da Hapvida. Investir em um modelo adequado e trocá-lo no momento certo é essencial para prevenir dores e garantir noites de descanso mais reparadoras.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“Se a pessoa acorda com dores no pescoço ou percebe que o travesseiro já não volta ao formato original, está na hora de substituí-lo. Manter uma rotina de higiene, como arejar o travesseiro ao sol e utilizar capas protetoras, também ajuda a prolongar sua vida útil e garantir um sono mais saudável”, afirma o especialista.