Brasil : Metas para 2025: propagar a cultura oceânica e proteger, cada vez mais, o ecossistema marinho
Enviado por alexandre em 04/02/2025 01:04:18

No ano em que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aborda a cultura oceânica, a importância dos oceanos para a humanidade ganha destaque no Brasil

Em 2025, ano que marca o ponto médio da Década do Oceano (2021-2030), a cultura oceânica foi escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como tema da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que deve ocorrer entre outubro e novembro, colocando os ecossistemas marinho e costeiro no centro dos debates por todo o país.

 

O anúncio foi feito pela ministra Luciana Santos e pela diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes, ainda durante a 21ª SNCT, que ocorreu em Brasília entre os dias 5 e 10 de novembro de 2024. Tatiana Mazzo, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que atua em projetos de extensão voltados à cultura oceânica desde 2015, estava entre os participantes do evento e comemorou o anúncio: “Nós ficamos muito felizes!

 

O oceano regula o clima, influencia em todas as águas, é bioeconomia, é agronegócio… as pessoas ainda não enxergam isso e acham que é um tema restrito, mas pelo contrário: é extremamente amplo! Será uma ótima oportunidade para o Brasil entender essa conexão”.

 

Veja também 

 

Mortes por poluição do ar expõem desafios da indústria no Brasil

 

Operação da Polícia Federal e Ibama apreende 33 animais em posse de traficantes

A essência da cultura oceânica é, justamente, a compreensão tanto da influência do oceano sobre a sociedade, quanto das consequências das ações humanas para os ecossistemas marinho e costeiro. Norteada por sete princípios básicos, ela aborda principalmente os aspectos socioambientais, mas também culturais e emocionais da relação entre a humanidade e o mar.

 


 

O Maré de Ciência, programa de extensão da UNIFESP – Campus da Baixada Santista, é um dos principais agentes de propagação da cultura oceânica no Brasil. O programa surgiu em 2018 como um projeto de letramento científico e ciência cidadã voltado às crianças atendidas pelo Instituto Arte no Dique, localizado na Vila Gilda em Santos – SP. Com o passar dos anos, a ação pontual se tornou um programa amplo que hoje engloba diversos projetos de educação e conscientização.

 

Fonte: O Eco

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia