A creatina é um suplemento que tem estado em alta recentemente, com muitas pessoas, inclusive não atletas, utilizando-o em seu dia a dia.
Entre as suas vantagens, estão: o aumento da força e massa muscular; efeitos positivos na função cerebral, melhorando a memória e o desempenho cognitivo; e ajuda para preservar a massa muscular e a força em idosos, contribuindo para a manutenção da mobilidade e qualidade de vida.
A seguir, a endocrinologista Lorena Lima Amato dá dicas essenciais de como usar a creatina para conseguir esses benefícios de forma eficiente e segura:
Veja também

''Mova-se'' traz atividades para um dos maiores eventos fitness de Manaus
Doação de sangue: as principais coisas que você precisa saber
A creatina só funciona se for consumida diariamente. Ou seja, de nada adianta tomá-la esporadicamente, sem ter atenção e constância no consumo. Inclusive, mesmo em dias nos quais não for treinar, deve usá-la normalmente, sendo que na fase de manutenção o ideal costuma ser entre 3 e 5g por dia.
A absorção do suplemento vai ser melhor se você consumir ele juntamente com carboidratos. Por isso, perceba em qual refeição do dia costuma comê-los e encaixe a creatina nesse horário.

Foto: Shutterstock
O pó de creatina não deve ser consumido diretamente na boca, pois isso pode causar irritações e possíveis danos ao esmalte dos dentes. Isso sem contar que o gosto pode incomodar. A indicação, assim, é diluir bem o pó em água.
Opte por marcas de qualidade comprovada para garantir a eficácia e segurança do suplemento.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Por fim, mesmo que a creatina seja uma boa opção para a maioria das pessoas, é importante consultar um médico antes. “É aconselhável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente para aqueles com condições médicas preexistentes”, alerta Dra. Lorena.
Fonte: Metrópoles