Anna Beatriz Rebouças Bezerra, de Baraúna (RN), tirou mil na redação do Enem. Foto: Pedro Elandro
Dos 12 participantes que conquistaram a nota máxima na redação do Enem 2024, oito são mulheres, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (13). Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados com o maior número de candidatos que atingiram a pontuação perfeita, registrando dois estudantes cada. Com informações da CNN.
Minas Gerais também se destacou por ser o único estado com uma redação nota mil escrita por uma aluna da rede pública. As demais notas máximas foram conquistadas por estudantes de colégios particulares, evidenciando a desigualdade de acesso e preparação para o exame.
“A nota máxima em uma escola pública é motivo de muito orgulho, mas também mostra o quanto precisamos avançar na equidade educacional”, afirmou uma especialista em políticas educacionais.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou que a média geral da redação neste ano foi de 660 pontos, um avanço em relação a 2023, quando a média foi de 645 pontos. Entre os participantes da rede pública, 4.483 obtiveram notas entre 950 e 980, enquanto 215 candidatos alcançaram pontuações entre 980 e mil. Veja algumas das estudantes nota mil na redação:
Sabrina Ayumi Alves Shimizu, 18, de Araçatuba (SP)
Anna Beatriz Rebouças Bezerra, 21, de Baraúna (RN)