Regionais : PAINEL POLÍTICO - Batista não fez delação premiada, Ainda - ALAN ALEX
Enviado por alexandre em 07/02/2012 11:27:17



Ação
O Procurador Geral da República, através do Ministério Público Federal em Brasília abriu uma Ação Cível Originária de número 1848, no Supremo Tribunal Federal contra o Ministério Público Estadual de Rondônia. O que chama a atenção é o assunto da ação, tratam-se de matérias de direito penal (crimes previstos na legislação extravagante, crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes contra o patrimônio e estelionato).
No STF
A ação ainda está na secretaria judiciária do STF e após análise deverá ser encaminhada ao gabinete do Ministro Dias Toffoli. Ela foi encaminhada dia 21 de dezembro do ano passado e estranhamente, segundo informou a própria assessoria do STF, ainda não foi encaminhada ao gabinete ministerial. Por se tratar de um processo físico, os detalhes da petição inicial não estão disponíveis na internet.
No MPF
Em Rondônia, o Ministério Público Federal se disse surpreso com a informação. Procuradores que conversaram com o jornalista João Paulo Prudêncio, do Rondoniaovivo, disseram desconhecer tal ação. A assessoria do Supremo Tribunal Federal informou que tão logo o processo seja encaminhado ao gabinete do Ministro Dias Toffoli, eles vão disponibilizar a cópia da inicial, isso se o processo não for qualificado como segredo de justiça.
Óbvio
Que como se trata de uma denúncia contra o órgão máximo fiscalizador em Rondônia, o mais correto seria manter a transparência para que todos possam acompanhar o andamento dessa ação.
Não morre
Batista telefona para Alexandre Brito, proprietário do hospital da Ameron e pergunta, “Brito, você tem vagas na UTI?”. Alexandre responde, “tenho 11 unidades e 10 vagas, para quem é?”. Batista responde, “para um filho da puta que não quer morrer”. A conversa foi gravada pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Termópilas.
Não falou
Batista não fez delação premiada nenhuma, nem depôs na Polícia Federal. O boato de que ele teria feito um “depoimento de 10 horas” não passa de conversa fiada. Ele continua preso e vai aguardar o fim dos 81 dias, que é quando encerra o período da prisão temporária. A informação foi repassada pelo advogado que representa o ex-secretário adjunto de saúde e o afilhado do governador, Rômulo Lopes.
Magoado
Mas Batista, assim como Rômulo, está magoado e sentindo-se abandonado tanto pelo governador quanto por pessoas que se diziam “amigas”. Sabe-se com toda a certeza que Batista conhece como ninguém os personagens de um dos maiores escândalos que Rondônia já conheceu nos últimos anos, e isso vem deixando muita gente preocupada.
Vale lembrar
Que a Polícia Federal costuma usar algumas artimanhas para os réus, digamos, teimosos. Carlão de Oliveira que o diga. Após passar uma temporada na prisão e achar que estava tudo bem ao ser solto, foi preso dias depois sob outra alegação. No total, Carlão ficou mais de 100 dias preso. O mesmo pode acontecer com Batista.
Outro
Que também continua preso é Ederson Bonfá, conhecido como “Goteira”. Esse está numa situação ainda mais complicada. Como ele é sócio de Valter Araújo na empresa Romar, não tem como fazer nenhuma delação, sob pena de ficar sem nada. Além de Goteira, na ala de queimados do Hospital de Base está o sobrinho de Mário Calixto, Mário André, que segundo informações de agentes penitenciários, teria causado uma queimadura em uma das mãos para ser transferido.
Coincidência?
Na véspera de ser deflagrada a Operação Termópilas estavam reunidos no escritório do advogado Orestes Muniz o governador Confúcio Moura, o procurador-geral de Justiça Héverton Aguiar e o próprio Orestes.
Bom senso
Uma coisa que anda em falta na atual administração municipal é o bom senso. A cidade está desmanchando em buracos, lama, obras paralisadas, mato tomando conta da região central e na periferia então nem se fala. Mesmo assim, o prefeito Roberto Sobrinho e seu secretariado continuam acreditando na própria propaganda e durante a abertura do baile municipal de carnaval (aquele que é só para a companheirada) resolveu discursar. Levou uma vaia dos próprios convidados (de acordo com o PT, haviam ‘infiltrados’ no baile).
Evidente
Que o prefeito não se abalou. Enquanto a vaia crescia, o técnico de som aumentava o volume do microfone do prefeito e Roberto Sobrinho aumentava o tom de voz. O resultado foi uma zuada que ninguém entendia. Como se tratava de um baile de carnaval, tudo terminou em cerveja e alegria. Para a companheirada, claro, que voltou para casa em confortáveis camionetes.
Ele fica
O prefeito de Cujubim Ernan Amorim continua no cargo. Ele era acusado de nomeação irregular da procuradora do município, não atender as convocações da Câmara e a contratação de funcionários fantasmas. Conforme a Lei Orgânica do Município, seriam necessários dois terços dos votos para a cassação do prefeito. Quatro vereadores votaram pela cassação e quatro a favor do prefeito. A defesa de Ernan Amorim foi feita pelo advogado Nelson Canedo, que conseguiu refutar todas as acusações, comprovando que nenhuma delas teria sustentação para resultar em perda de mandato. O processo foi arquivado.
Em Montenegro
O prefeito Eloísio Antônio da Silva decretou situação de emergência, devido as fortes chuvas que vem deixando os moradores da zona rural ilhados e alunos sem poder freqüentar as escolas. O decreto foi publicado nesta segunda-feira.
Chá verde faz bem a idosos
Adultos idosos que bebem chá verde regularmente podem permanecer mais ágeis e independentes do que seus contemporâneos com o passar do tempo, segundo um estudo japonês realizado com milhares de pessoas. O chá verde contém químicos antioxidantes que ajudam a evitar os danos celulares que podem provocar doenças. Os pesquisadores estão estudando o efeito do chá verde em tudo, do colesterol ao risco de certos cânceres, com resultados mistos até agora. Pelo novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram examinar se bebedores de chá verde têm um menor risco de fragilidade e incapacidade conforme envelhecem. Yasutake Tomata, da Escola de Medicina da Universidade Tohoku, e seus colegas acompanharam perto de 14.000 adultos com mais de 65 anos durante três anos. Eles descobriram que os que beberam mais chá verde eram os menos propensos a desenvolver "incapacidade funcional", ou problemas com atividades diárias e necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho. Quase 13 por cento dos adultos que beberam menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados, em comparação com pouco mais de 7 por cento das pessoas que beberam pelo menos cinco xícaras por dia.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com – nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com. Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia