Regionais : Curso de Bombeiro Mirim terá acompanhamento de psicólogo
Enviado por alexandre em 09/07/2010 17:01:18



Curso de Bombeiro Mirim terá acompanhamento de psicólogo
O curso de Formação de Bombeiro Mirim, sob a Coordenadoria de Operações, Ensino e Instrução, sob a coordenação do coronel Lioberto Caetano, terá acompanhamento exclusivo do psicólogo David Ferreira Gouvêa, que atende ao Corpo de Bombeiros da capital, Porto Velho. “Nosso trabalho será desenvolvido com cada aluno e também englobará atendimento às famílias do bombeiro mirim”, destacou.
De acordo com o psicólogo, os 100 alunos que estão sendo selecionados para o curso poderão ter acompanhamento profissional para fortalecimento mental, e poderem adquirir com maior facilidade os ensinamentos que serão aplicados durante o treinamento. “O objetivo é ajudar estas crianças e a família delas a manter laços afetivos que possam desencadear num relacionamento interno potencialmente saudável para a convivência em sociedade”, ponderou.
As aulas, segundo, David, serão práticas e teóricas, e haverá dinâmicas comportamentais que farão parte da avaliação de cada aluno. “São nestas dinâmicas que podemos descobrir os diferentes comportamentos, e potencializar o que é bom, e minimizar tendências ao comportamento anti-social”, explicou.
O acompanhamento junto às famílias será coordenado com visitas, inclusive, às residências dos bombeirinhos. “Queremos alcançar as famílias e integrá-las ao projeto”, apontou. No final, explica o psicólogo, o importante será ter alcançado em cada criança o sentido da vida social com respeito à cidadania, e, especialmente, a consciência ambiental que poderá ser adquirida.
O projeto de Formação das Brigadas Mirins está em sua etapa seletiva. Cem alunos entre meninas e meninos, de 9 a 12 anos foram pré-selecionados, e estão na fase de análise clínica e física.
As aulas ainda não têm data definida para iniciar, e cada aluno receberá treinamento similar ao Soldado Bombeiro, com as mesmas disciplinas, que serão adaptas para a faixa etária. Os bombeirinhos receberão equipamento e fardamento distribuído pelo Corpo de Bombeiros, e as classes serão práticas e teóricas, e terão duração de três meses, aproximadamente.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia