Regionais : Ex-vereador procurado por tráfico de drogas no Brasil é deportado dos EUA
Enviado por alexandre em 10/06/2024 15:10:00


Fugitivo Brasileiro, que Entrou nos EUA Pela Fronteira do Texas, é Enviado de Volta do Nevada...

Fugitivo Brasileiro, que Entrou nos EUA Pela Fronteira do Texas, é Enviado de Volta do Nevada para o País de Origem Através de um esforço colaborativo entre autoridades dos Estados Unidos e do Brasil, um fugitivo elusivo finalmente foi levado à justiça, servindo como um lembrete contundente de que o braço longo da lei pode alcançar até mesmo os criminosos mais determinados.

Valdeci Passos Soares, um brasileiro de 47 anos, que era procurado pelas autoridades brasileiras por tráfico de drogas e posse ilegal de munições de armas de fogo, foi detido nos Estados Unidos e deportado de Nevada ao Brasil.

De acordo com as informações, em agosto de 2022, o brasileiro foi encontrado por agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês), no Setor de Patrulha de Fronteira de El Paso, Texas. Ele entrou no país sem inspeção adequada e recebeu um aviso para comparecer a uma audiência futura e foi liberado.

Conforme o caso se desenrolava, o escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO, sigla em inglês), uma unidade do Departamento de Imigração e Alfandegária (ICE) em Salt Lake City, em Utah, desempenhou um papel crucial no rastreamento e na captura de Passos.

Em março de 2023, os oficiais foram notificados do mandado de prisão pendente emitido pelas autoridades brasileiras para o brasileiro, iniciando um esforço coordenado para levá-lo à justiça. Em 1º de maio do mesmo ano, os oficiais do ERO prenderam o brasileiro por não sair dos Estados Unidos conforme instruído pelo juiz de imigração durante uma ação de fiscalização.

Esta prisão preparou o terreno para sua repatriação eventual ao Brasil, onde ele enfrentará as consequências de suas ações criminosas.

Com o brasileiro sob custódia, o passo final foi garantir seu retorno seguro ao Brasil para enfrentar julgamento. Em 31 de maio de 2023, os oficiais da ERO removeram o fugitivo de Las Vegas (Nevada) e o transportaram via Operações Aéreas do ICE para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde ele foi entregue às autoridades locais.

"Este caso mostra que os EUA não serão uma porta dos fundos para escapar da responsabilidade", disse o diretor do ERO em Salt Lake City, Michael Bernacke. "As autoridades dos EUA encontrarão e deportarão fugitivos estrangeiros", acrescentou.

No ano fiscal de 2023, a unidade do ERO prendeu 73.822 imigrantes com históricos criminais, entre eles condenados ou acusados por crimes sexuais, agressões sexuais, crimes relacionados a armas, homicídio e sequestro.


O ex-vereador Valdeci Passos Soares foi detido nos Estados Unidos na última quarta-feira (1), encerrando uma saga que se estende desde 2021, quando ele foi denunciado por tráfico de drogas pelo Ministério Público de Minas Gerais. Apelidado de "Calango", Valdeci era apontado como um dos líderes do narcotráfico em Novo Cruzeiro, utilizando até veículos oficiais da prefeitura para suas atividades ilícitas.
Durante uma operação policial em agosto de 2021, mais de 1kg de maconha, munições e um carregador de pistola foram encontrados em sua residência. Após esse incidente, ele fugiu com sua esposa e quatro filhos, que deixaram a cidade de Novo Cruzeiro. A família foi localizada em Sorocaba, São Paulo, mas Valdeci conseguiu escapar para os Estados Unidos com sua esposa e filho mais novo, abandonando os outros filhos no Brasil.
Após ser identificado em Sacramento, Califórnia, ele novamente conseguiu fugir, mas foi posteriormente capturado em Sandy, Utah, pelas autoridades norte-americanas. Valdeci estava vivendo de forma irregular nos EUA e agora enfrenta a possibilidade de deportação.
Até o momento, não houve manifestação da defesa de Valdeci Passos Soares em relação às acusações.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia