Política : Lula sobre acesso à saúde: “Tenho qualquer coisa que eu quiser”
Enviado por alexandre em 15/05/2024 00:10:00

O presidente falou sobre ter acesso a especialidades médicas como oncologista, ortopedista e outros

Lula em Teixeira de Freitas, Bahia Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso polêmico durante a inauguração do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, Bahia, ao comparar o acesso que ele tem a médicos, com a falta de alcance dos mais pobres a recursos para tratamentos de saúde.

O petista começou sua fala citando sua história pessoal, de enfrentar a fome, enchentes e dificuldades financeiras. Em seguida, disse que o Brasil tem tudo para dar certo,

Leia também1 Malafaia adverte que CCJ votará jogos de azar: "Inescrupulosos"
2 Justiça manda SBT pagar R$ 342 mil a vencedora de prêmio gospel
3 Gayer: Governo e Globo articulam para 'empurrar o PL da censura'
4 Moção de aplauso a Luciano Hang pode ser aprovada na Câmara
5 Jornalista se emociona ao falar sobre cobertura da tragédia no RS

– A seca é um fenômeno da natureza. A fome por conta da seca é falta de vergonha na cara das pessoas que governaram este país por 500 anos – disse ele.

– A questão da saúde, eu tenho experiência de vida, experiência de moleque pobre da periferia que tinha que ia atrás de um benzedor, porque a gente não tinha médico pra ir e, depois a experiência de ser deputado federal e ter o médico que eu quisesse pago pelo Câmara ou ser presidente da República, o médico que eu quiser, a máquina que eu quiser para fazer exame – disse.

E continuou:

– Ao contrário do pobre que não tem condições de fazer uma ressonância magnética, uma fotografia do coração ou do pulmão (sic). E é preciso que o Estado tenha vergonha de garantir tudo que a gente pode oferecer.

Em outra parte do discurso, Lula afirmou que conversou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, de que há um problema na saúde pública quando o médico da UPA indica um especialista e o paciente não consegue se consultar com esse profissional.

– Eu tenho oncologista, eu tenho ortopedista, eu tenho qualquer coisa que eu quiser, porque eu morei em uma casa de 33 metros quadrados com mulher, sogra, três filhos e dois cachorros e hoje moro no Palácio, porque vocês me colocaram lá – declarou.

Em seguida, o petista prometeu que irá garantir que os brasileiros também tenham acesso a consultas com especialistas e exames.

– Eu sei o que é ter as coisas e não ter, e nós, Nísia, nós só vamos consertar este país quando todo mundo tiver acesso a primeira consulta e depois tiver acesso a segunda consulta, a imagens, a gente não pode esperar nove meses, dez meses, senão a gente morre.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia