Regionais : COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 155 ANOS DE HUMAITÁ É CALCELADA APÓS A POLÍCIA FEDERAL DESTRUIR BALSAS E EQUIPAMENTOS DE EXTRAÇÃO MINERAL EM MEGA OPERAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA. VEJA VÍDEOS
Enviado por alexandre em 14/05/2024 23:56:38

Megaoperação da Polícia Federal fez o prefeito Dedei Lobo cancelar a festa de aniversário de Humaitá

A destruição de dezenas de balsas e equipamentos que vinham sendo usados no garimpo ilegal às margens dos rios onde estão situadas várias comunidades, provocaram o cancelamento das comemorações do 155º aniversário do município de Humaitá, distante 691 quilômetros de Manaus.


A mega-operação realizada pela Polícia Federal, tendo como alvos as áreas de garimpo às margens do rio Madeira foi iniciada às 6h da manhã, e de  acordo com as informações preliminares grande parte da zona rural foi transformada em um verdadeiro caos, com troca de tiros entre policiais federais e moradores do interior, principalmente na Comunidade Muanense, situada a 4 horas de barco de Humaitá.

 

O Prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (União Brasil), anunciou que todas as comemorações alusivas ao 155º aniversário do município, que seriam realizadas nesta terça-feira 4 e, amanhã, 15 de maio, foram canceladas.

 

Veja também

 

 

Populares protestam após órgão federais destruírem balsas de garimpo no município de Humaitá. VEJA VÍDEOS

 

Mandado de prisão do homem que estuprou menina de 12 anos é cumprido pela Polícia Civil no município de Guajará, interior do Amazonas

 

População revoltada e nas ruas cobrando providências do prefeito 

 

Sem  festas só muita destruição e confronto em Humaitá


Segundo Dedei Lobo, a prefeitura em solidariedade às famílias de extrativistas minerais, que tiveram equipamentos e embarcações destruídas pela Polícia Federal, se viu obrigada a decretar o cancelando das comemorações de aniversário do município.


Para o prefeito e demais lideranças políticas de Humaitá, o entendimento é que não há clima para se festejar, diante da dor e tristeza de inúmeras famílias que foram diretamente atingidas.


Em operação, homens da Polícia Federal destruíram embarcações (balsas) e equipamentos, nas comunidades próximas a Humaitá, em pleno início de comemoração do 155º aniversário de Humaitá.

 

Ribeirinhos tentam apagar o fogo de uma das balsas incendiadas na megaoperação

 

Diante do cáos instalado prefeito cancelou a festa

de 155 anos de aniversário do município

(Fotos: Divulgação)


A população ficou revoltada e até mesmo na noite desta terça-feira, permanece nas ruas se manifestando contra o clima de violência e destruição perpetrado durante a megaoperação da Polícia Federal, que deixou o prefeito sem opção e cancelou as festividades.

 

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (SRPF/AM) deve se manifestar através de nota e release para a imprensa e tornar pública os detalhes da megaoperação que provocou o cancelamento da festa de comemoração do 155º Aniversário de Humaitá nesta terça-feira.

 

 NOTA DA PREFEITURA DE HUMAITÁ CANDEÇA COMEÇORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO EM HUMAITÁ::


 

VEJA VÍDEOS:https://portaldozacarias.com.br/site/noticia/comemoracao-do-aniversario-de-155-anos-de-humaita-e-calcelada-apos-a-policia-federal-destruir-balsas-e-equipamentos--de-extracao-mineral-em-mega-operacao-nesta-terca-feira--veja-videos/

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia