Regionais : Juiz nega retorno do vereador Negão do Isau ao posto de presidente da Câmara
Enviado por alexandre em 23/04/2024 23:01:57


O juiz Jose Antonio Barretto negou o retorno do vereador Negão do Isau ao posto de presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, em decisão proferida na última sexta-feira (19).

O afastamento do vereador da presidência da Câmara se deu em 02 de abril, por meio de votação, cujo placar foi de 9 votos favoráveis e 6 votos contrários.

A defesa do vereador entrou na justiça para derrubar o afastamento alegando que Negão do Isau é vítima de um “processo lento e antidemocrático de desestabilização da política, visando afastá-lo da chefia do poder legislativo local”. Além disso, o advogado do vereador afirma que Joaquim Teixeira seria “o mentor intelectual da trama quixotesca”.

Na decisão que negou o pedido, o juiz Barretto diz que “não há como dar-se uma liminar suspendendo um processo legislativo ou uma decisão colegiada com base em alegações sobre supostas conspirações, tramoias ou ‘tramas quixotescas’, expressão utilizada pelo impetrante, inclusive porque não é papel do poder judiciário participar, mesmo que indiretamente, de situações desse tipo”.

“Não visualizo, neste momento, evidente ilegalidade, tanto na abertura do processo, visto que decorrente de denúncia formalmente recebida em votação do colegiado, quanto na deliberação de afastamento, também decorrente de decisão colegiada e que não foi de ofício, uma vez que consta esse pedido na denúncia”, afirmou o magistrado.

Afastado do cargo, vereador Elvis Gomes consola apoiadores e afirma que retornará ao cargo: “isso acontecerá em breve”


Afastado do cargo desde 26 de março em uma operação da Policia Civil, o vereador Elvis Gomes mandou uma mensagem de consolo aos apoiadores em um grupo de WhatsApp e disse que retornará ao cargo em breve.

“Meus amigos, quero agradecer a todos vocês pela lealdade nesse momento difícil que estamos passando. Sei que muitos estão apreensivos para nosso retorno para o lugar que a população nos elegeu (sic), e isso acontecerá muito em breve”, diz a mensagem.

O vereador é investigado por supostamente integrar uma organização criminosa que desviava recursos e furava fila de precatórios. 

A operação deflagrada pela Policia Civil no dia 26 de março é um desdobramento da operação Arauto, que teve início em 31 de janeiro de 2023. Um dos alvos das buscas e apreensões, além do vereador Negão do Isau e do prefeito Isau Fonseca, foi justamente o Vereador Elvis Gomes.

Toda a ação da polícia visou desarticular uma organização criminosa que estaria envolvida na prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, praticados no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo da cidade. 

Os investigados teriam cometido crimes a partir da aprovação de uma lei municipal para beneficiar servidores, envolvendo o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.


https://fronteira364.com.br/afastado-do-cargo-vereador-elvis-gomes-consola-apoiadores-e-afirma-que-retornara-ao-cargo-isso-acontecera-em-breve/

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia