Regionais : PSD de Kassab supera MDB e assume liderança de prefeitos no Brasil
Enviado por alexandre em 23/04/2024 15:59:40


Gilberto Kassab. Foto: reprodução

O PSD, criado em 2011 por Gilberto Kassab sob a bandeira de não ser alinhado à direita, esquerda ou centro, superou o MDB e se tornou o partido com o maior número de prefeitos no Brasil, de acordo com um levantamento da Folha de S.Paulo.

O estudo foi conduzido após o encerramento do período de mudança de partidos para as eleições deste ano, utilizando mapeamentos realizados pelas próprias legendas, que, apesar de algumas pequenas discrepâncias, convergem para um quadro semelhante.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) optou por não divulgar publicamente os dados de filiação em 2021, citando a Lei Geral de Proteção de Dados como justificativa.

A cerca de cinco meses das eleições municipais, o PSD possui pelo menos 1.040 prefeitos, representando um aumento de 58% em comparação com o resultado das eleições de 2020, conforme revela o levantamento. O partido liderado por Kassab, que atualmente atua como secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, afirma, no entanto, que ainda pode chegar a 1.050 prefeitos.

Apesar de ter perdido a posição de partido com o maior número de prefeitos, o MDB também registrou crescimento: agora ocupa o segundo lugar, passando de 793 prefeitos eleitos em 2020 para os atuais 916. Estados onde o partido governa, como Pará e Alagoas, impulsionaram esse crescimento.

Por ocuparem um cargo majoritário, os prefeitos têm a liberdade de trocar de partido a qualquer momento sem perder o mandato, mas aqueles que pretendem concorrer nas eleições deste ano tiveram que escolher sua legenda até o dia 6 de abril, em conformidade com a legislação eleitoral.

DeFato.com - Politica
Gilberto Kassab. Foto: reprodução

Desde a posse, em janeiro de 2021, até este mês, a movimentação de prefeitos entre os partidos reflete mudanças no cenário político brasileiro, uma tendência de redução do número de legendas e os efeitos das eleições nacionais e estaduais de 2022.

Essas mudanças incluem prefeitos de dez capitais, com trocas de filiação ocorrendo nas últimas semanas em cidades como Goiânia, Teresina, Macapá e Rio Branco, no contexto da pré-campanha à reeleição.

Vale destacar que o PSD integra a base de apoio do presidente Lula (PT), governa o Paraná e Sergipe, e possui uma influência significativa em São Paulo, onde Kassab, antes de assumir o cargo de secretário, foi um dos principais apoiadores da candidatura de Tarcísio em 2022.

Além do PSD, outras legendas que registraram crescimento significativo incluem Republicanos, PT, Avante e PSB. Por outro lado, houve uma diminuição no número de prefeitos em partidos como PSDB, Cidadania, Podemos, Solidariedade, PDT e PRD (fusão do Patriota e PTB).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia