Mais Notícias : Câncer de pênis: conheça os principais sinais e como se prevenir
Enviado por alexandre em 11/04/2024 00:36:53

Dados do Ministério da Saúde mostraram que foram realizadas 651 amputações do órgão em decorrência de câncer de pênis no Brasil

O câncer de pênis é uma doença rara, com maior incidência entre os homens com 50 anos ou mais, mas que também pode afetar jovens. O diagnóstico na fase inicial é fundamental para evitar a evolução do tumor e a necessidade de amputação do pênis.

 

Dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgados em fevereiro deste ano mostraram que foram realizadas 651 amputações (totais e parciais) de pênis apenas em 2023 em decorrência de câncer no órgão no Brasil. No mesmo período, foram registradas 454 mortes pela doença.Geralmente a doença se manifesta por meio de sinais como:

 

Veja também 

 

4 tratamentos promissores no combate ao câncer

 

Amazonas traça estratégias para intensificar a adesão à vacinação contra o HPV

Ferida que não cicatriza;
Secreção com odor forte;
Rugosidade;
Mudança de cor na pele da glande (cabeça do pênis);
Aparecimento de nódulos na virilha.

 

“O Brasil está na relação dos países com maior incidência de câncer de pênis. E algumas das razões para isso são a falta de informação da população da sua existência e que a maioria dos casos pode ser evitada com água e sabão e vacinação, além do diagnóstico tardio”, afirma o presidente da SBU, Luiz Otavio Torres.

 

Câncer de pênis - CBU - Centro Brasileiro de Urologia

( Foto: Reprodução)

 

Como fazer a higiene correta do pênis:O câncer de pênis está associado à má higiene, infecção pelo papilomavírus humano (HPV), fimose e tabagismo. No dia a dia, a prevenção deve ser feita com a limpeza diária e adequada do órgão com água e sabão.A vacina quadrivalente contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para a população de 9 a 14 anos e imunossuprimidos até os 45 anos.

 

 

As pessoas que não estão entre o público alvo do Ministério da Saúde podem recorrer às clínicas privadas para obter a imunização — neste caso, a vacina disponível é a nonavalente HPV9, da MSD, que custa cerca de R$ 2,7 mil. Além das quatro cepas da vacina da rede pública, o imunizante das clínicas privadas inclui os tipos 31, 33, 45, 52 e 58. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia