Justiça : STF: Barroso faz alusão a Musk e fala em “instrumentalização criminosa das redes”
Enviado por alexandre em 09/04/2024 00:15:41


Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não se manifestaram publicamente sobre o episódio envolvendo o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e o ministro Alexandre de Moraes.

O próprio Moraes não comentou o episódio e tampouco respondeu às críticas de Musk no X. Sua resposta veio por meio de uma decisão de sete páginas, na qual incluiu o empresário no inquérito das milícias digitais e em outra investigação por obstrução à Justiça e incitação ao crime.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, divulgou nesta segunda-feira (8) uma nota breve e assertiva. O magistrado afirmou que o tribunal “atuou e continuará a atuar na proteção das instituições”.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

“O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais”, disse o ministro.

Barroso ainda ressaltou que as decisões judiciais não podem ser descumpridas deliberadamente. “Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil”, afirmou.

Embora o texto não faça menção direta a Moraes ou Musk, sua mensagem é clara e sugere um apoio ao ministro. A nota de Barroso é também um lembrete ao empresário de que Moraes conta com a retaguarda do tribunal, mesmo que silencioso.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia