Coluna Qualidade de Vida : Mente obesa: o impacto da alexitimia na sua relação com a comida
Enviado por alexandre em 08/04/2024 09:18:24

Em conversa com Paola Machado, Hélio e Andréia Tonelli, psiquiatra e psicóloga, revelaram o que é alexitimia e como ela afeta as pessoas com obesidade, tendo uma mente obesa comprometendo a relação com a comida.

Reconhecer o que sentimos, nossas emoções, é muito difícil, principalmente para quem tem dificuldades nessa percepção. A alexitimia é um condição que dificulta a pessoa de reconhecer os próprios estados emocionais, sendo muito recorrentes em quem tem obesidade, levando a uma piora do quadro.

 

Hélio e Andréia Tonelli, psiquiatra e psicóloga, fundadores da Córtex Educação, convidados do quadragésimo segundo episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, destacaram que a alexitimia é uma característica da mente obesa que, sem saber identificar o que está de fato sentindo, quais são suas emoções quanto a determinada emoção, acabam recaindo na comida, confundindo outras sensações com a fome.

 

“A alexitimia é uma das características da mente obesa. Então são pessoas que têm muita dificuldade em reconhecer os próprios estados emocionais, e não é só isso, eles confundem com fome. Então você imagina uma mãe com obesidade e com alexitimia, ela vai ter muita dificuldade em distinguir quando que o bebê está chorando, tá chorando de fome ou está chorando de outra coisa. Os bebês não choram só quando eles estão com fome”, revela Hélio.

 

Veja também 

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: com o respirar, exercícios físicos transformam vidas e previnem doenças no Amazonas

 

7 alimentos que melhoram a saúde da pele e dos cabelos

Eles enfatizaram que essa relação que a mãe passa ao bebê com a comida acaba o acostumando a relacionar comida com conforto, dificultando o desenvolvimento de uma relação saudável com a alimentação.“Ela conforta tudo com comida”, diz Andréia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Andréia é formada em psicologia, é pesquisadora de regulação emocional e comportamento e obesidade e atua como psicóloga e professora na pós-graduação da FAE. Hélio é formado em medicina pela faculdade evangélica, e em psiquiatria pela USP, com mestrado em farmacologia pela UFPR. É pesquisador de cognição social e sobre a interface obesidade comportamental. É professor na pós-graduação da FAE em Curitiba – PR. São fundadores da Córtex Educação.

 

Fonte: Revista Veja

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia