Política : Delação liga ministro de Lula à fraude na compra de respiradores
Enviado por alexandre em 04/04/2024 10:53:37

Rui Costa, então líder do Consórcio Nordeste, comprou respiradores que nunca foram entregues


Lula e o ministro Rui Costa Foto: PR/Ricardo Stuckert

A Polícia Federal investigou a compra irregular de respiradores durante a pandemia pelo então governador da Bahia, Rui Costa (PT), atual ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula (PT). O contrato de R$ 48 milhões foi pago, mas os aparelhos nunca foram entregues.

Segundo a PF, há indícios que ligam Costa a essa compra irregular e uma delação premiada da empresária responsável pelo negócio, Cristiana Prestes Taddeo, diz que R$ 10 milhões do que foi pago para a empresa, foi devolvido aos cofres públicos. Ela apresentou extratos bancários que comprovam as transferências realizadas.

Leia também1 Mais um político da oposição na mira para ser cassado: Jorge Seif
2 Novo pedido de vista interrompe julgamento de Moro no TRE-PR
3 Diástase abdominal: Saiba o que é, como identificar e tratar
4 Otoni denuncia "ameaças" de ministros do STF sobre deputados
5 Nikolas aponta ausência de manifestação contra filho de Lula

Em sua defesa, Costa afirma que nunca tratou com intermediários sobre a compra desses equipamentos para a saúde. Ele também justificou o pagamento adiantado dizendo que era a condição “vigente” naquele momento para a compra de respiradores.

Rui Costa foi mencionado também por um ex-secretário do governo baiano, que disse ter fechado o negócio por ordem do petista. A compra de 300 respiradores que seriam importados da China foi feita em abril de 2020 com o objetivo de abastecer os estados pertencentes ao Consórcio Nordeste que era presidido pelo então governador baiano.

A contratação da Hempcare, empresa que comercializa produtos de maconha, aconteceu sem licitação e nenhum equipamento foi entregue, causando prejuízo aos cofres públicos.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia