Regionais : Justiça dá uma lapada na Câmara de Vereadores do Candeias e mantém Aussemir Almeida na prefeitura
Enviado por alexandre em 28/03/2024 20:07:10

Grupo de vereadores ligados a Lindomar Garçom tinha decidido desobedecer o Judiciário e realizar eleições indiretas

Novamente estaria por trás da marmota o ex-deputado federal Lindomar Garçom, o conhecido contador de lorotas que é pré-candidato a prefeito de Candeias do Jamari

Cinco secretários do prefeito Hildon Chaves são exonerados para que possam disputar as eleições
Urubuzada bica e engole cargos na prefeitura de Ji-Paraná antes do corpo esfriar
O corpo nem esfriou e os urubus já rondam a cadeira do prefeito de Ji-Paraná

Em Candeias do Jamari vereadores ligados ao ex-deputado federal Lindomar Garçom brincam com o Judiciário, mas levaram uma merecida lapada. É verificada a ânsia de tomar o poder a partir da cassação do mandato de prefeitos, mas isso acabou porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que as eleições devem ser diretas, consultando toda a população.

Diante disso, o presidente da Câmara de Vereadores, Aussemir Almeida (Avante), assumiu o cargo de prefeito. Acontece que ele comunicou à Câmara que pretendia retomar suas funções legislativas, porque não queria incorrer em incompatibilidade eleitoral para sua reeleição.

A presidente interina da Câmara apresentou comunicado semelhante, e um vereador convocou eleições indiretas para eleger um prefeito tampão. O grupo de Lindomar Garçom gosta de confusão, pelo jeito.

Aussemir apresentou pedido de reconsideração dos atos praticados na sessão, para continuar à frente da prefeitura, mesmo sabendo que assim só poderá concorrer ao cargo de prefeito. Acontece que a Câmara ficou omissa, dando a entender que faria a eleição indireta, escolhendo outro vereador para ocupar a prefeitura.

Sem noção do que é uma decisão judicial, o grupo ligado a Lindomar Garçom ignorou o fato de que a Justiça Eleitoral proibiu a Câmara de fazer eleição indireta. O Judiciário foi acionado e o juiz Igor Habib Ramos Fernandes proferiu a decisão, citando que o cargo de prefeito em Candeias do Jamari não está vago e que o requerente (Aussemir), embora afastado do Executivo Municipal, não perdeu o status de presidente da Câmara. “Logo não há que se falar em eleição indireta”, destacou.

Dessa forma o magistrado proibiu o Poder Legislativo de realizar eleições indiretas, sob pena de caracterização de crime de desobediência.  É bom lembrar que o TRE já marcou eleições diretas para o dia 9 de junho, para a escolha do prefeito.

Alguns vereadores de Candeias do Jamari parecem acostumados a promover lambança, mas aparentemente estão se esquecendo de que não se brinca com o Judiciário. É certo que muitos eleitores de Candeias gostariam de ver a Polícia indo buscar alguns vereadores para colocar na jaula. Para colocar ordem na bagunça, só mesmo a Justiça.

Veja a decisão judicial:

 



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia