Coluna Qualidade de Vida : Comer batata frita pode aumentar risco de demência, sugere pesquisa
Enviado por alexandre em 27/03/2024 09:31:52

Cientistas mostraram que roedores alimentados com óleo de fritura reutilizado apresentaram maior inflamação corporal, inclusive do cérebro

Aquela porção de batata frita que sempre levanta polêmica na hora do pedido por conta dos prejuízos que traz à saúde ganhou mais um argumento contrário. Degustá-las pode aumentar o risco de demência, sugerem cientistas da Universidade de Chicago.

 

Na verdade, os pesquisadores se concentraram em estudar os efeitos do consumo prolongado de óleo de cozinha reutilizado – método de preparo comum em restaurantes, seja para batatas fritas, pastéis ou coxinhas de frango. O óleo reaquecido contém impurezas prejudiciais ao cérebro que são absorvidas pelo corpo com a alimentação.

 

Os cientistas avaliaram os efeitos de uma dieta rica em alimentos preparados com óleo reaproveitado para a saúde de ratos. Segundo o estudo, roedores que consumiram óleo de gergelim ou girassol reaquecido apresentaram marcadores de inflamação mais altos, bem como danos aos vasos sanguíneos e sinais de declínio cognitivo em comparação com os do grupo controle.

 

Veja também 

 

GOUINAGE: entenda técnica e aprenda a fazer sexo sem penetração

 

Livro reúne dicas de como apimentar o sexo na terceira idade sem tabus

“A fritura em altas temperaturas tem sido associada a vários distúrbios metabólicos. Até onde sabemos, somos os primeiros a relatar que a suplementação de óleo frito a longo prazo aumenta a neurodegeneração”, afirmaram os cientistas, em comunicado à imprensa.

 

Quando o óleo atinge temperaturas muito altas, passa por transformações na composição química que liberam uma substância chamada acroleína. A acroleína é oxidante, prejudica a saúde intestinal e já foi associada ao câncer em outros estudos.A degradação do óleo acontece mesmo com os tipos mais benéficos para a saúde, como o azeite e os óleos de peixe.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A formação de espuma ou fumaça durante a fritura e o escurecimento intenso da coloração do óleo ou do alimento são sinais de que o óleo precisa ser descartado.Os cientistas da Universidade de Chicago afirmam que pretendem investigar a relação entre o consumo de óleo reutilizado e o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, em humanos.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia