Mais Notícias : Câncer: médicos explicam os tratamentos mais usados contra a doença
Enviado por alexandre em 27/03/2024 00:40:47

Tratamento indicado depende de fatores como o tipo do câncer, estágio em que foi diagnosticado, localização e as características do paciente

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, que podem surgir em qualquer parte do corpo. Cada um deles traz sintomas distintos e exige tratamentos específicos, que variam de caso para caso.

 

O avanço da medicina possibilita que hoje os pacientes sejam submetidos a tratamentos cada vez menos invasivos e mais eficazes, possibilitando melhor qualidade de vida. O principal objetivo das terapias é eliminar ou controlar o crescimento dos tumores e prevenir a disseminação deles para outras partes do corpo.

 

A escolha do tratamento a ser seguido depende de fatores como o tipo do câncer, o estágio em que foi diagnosticado, a localização e as características individuais do paciente. Os mais comuns são a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo, imunoterapia, hormonioterapia, transplante de células-tronco, crioablação e ablação por radioterapia, de acordo com os médicos Daniel D’Almeida Preto e João Neif Junior. Os especialistas assinam um texto do livro Manual do paciente com câncer, publicado este ano pela nVersos Editora.

 

 Veja também 

 

Cápsulas mastigáveis para higiene bucal funcionam? Dentista explica

 

FCecon divulga resultado de seleção para programa de iniciação científica

A cirurgia é indicada para a remoção do tumor e do tecido ao redor dele que também pode estar doente.Os mais comuns são a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo, imunoterapia, hormonioterapia, transplante de células-tronco, crioablação e ablação por radioterapia, de acordo com os médicos Daniel D’Almeida Preto e João Neif Junior. Os especialistas assinam um texto do livro Manual do paciente com câncer, publicado este ano pela nVersos Editora.

 

A cirurgia é indicada para a remoção do tumor e do tecido ao redor dele que também pode estar doente.Os remédios entram na corrente sanguínea do paciente e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo que elas se espalhem. Nesse processo, o tratamento também pode atingir as células saudáveis, causando diferentes efeitos colaterais nos pacientes.

 

Na terapia-alvo, o médico usa medicamentos ajustados para atacar alvos específicos nas células cancerígenas, bloqueando o crescimento e a disseminação do tumor. Esta modalidade de tratamento é mais eficaz em atingir as células doentes do que a quimioterapia convencional, o que pode reduzir os efeitos colaterais.

 

Mulher com as mãos no seios e usando um lenço na cabeça - Metrópoles

 

A imunoterapia pode ser feita com anticorpos monoclonais, vacinas ou outras abordagens para aumentar a resposta imunológica. O método foi desenvolvido para ativar o sistema imunológico do paciente, permitindo que ele reconheça e combata as células cancerígenas.A hormonioterapia é indicada para os tipos de câncer sensíveis a hormônios, como o de mama e de próstata. O tratamento bloqueia ou diminui a produção ou ação das substâncias que estimulam o crescimento das células cancerígenas.

 

Mulher realizando o toque para verificar cancer de mama - Metrópoles

Fotos: Reprodução

 

Tem como objetivo substituir as células doentes da medula óssea por células-tronco saudáveis de pacientes diagnosticados com linfoma, mieloma e leucemia. O transplante acontece geralmente depois do tratamento com quimioterapia ou radioterapia de altas doses.Também conhecido como crioterapia, o tratamento mata as células cancerígenas através do congelamento. Uma agulha fina em forma de bastão é inserida diretamente no tumor e gases muito frios são injetados.

 


O tratamento usa energia elétrica para aquecer as células cancerígenas, levando-as à morte. A energia de alta frequência passa por uma agulha colocada em contato com o tumor e faz com que o tecido circundante aqueça, matando as células próximas. 

 

Fonte: Revista Veja

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia