Coluna Você Sabia? : A vida do último macho de uma espécie que virou ícone da preservação animal
Enviado por alexandre em 02/02/2024 09:41:52

Nos seus últimos anos de vida, Sudan passou a ser uma celebridade global

o último rinoceronte-branco-do-norte macho do mundo – trazia consigo grandes esperançasO aplicativo de namoros Tinder elegeu Sudan o "solteiro mais cobiçado do mundo".A imprensa internacional o chamava de "rinoceronte mais famoso do mundo" e os guardas armados que o escoltavam 24 horas por dia descreviam o animal como um "gigante gentil".

 

Mas a vida de Sudan carregava a herança de uma espécie dizimada pela caça ilegal.A imagem de Karumba é o retrato em primeiro plano do doce relacionamento entre Sudan e os seres humanos na reserva florestal.Ele capturou as imagens enquanto Sudan era retirado do seu cercado e levado para o pasto. "Existe amor e confiança naquele momento", descreve o fotógrafo.

 

"Estar na presença de Sudan sempre pareceu para mim como visitar um sábio; seu comportamento, apesar do seu porte colossal, transmitia uma certa calma e paciência comigo e, embora seus cuidadores sempre nos rodeassem a pouca distância do campo de visão da câmera, ele [Sudan] aceitava minhas cautelosas intromissões e posava como se tivesse consciência do seu simbolismo como último ícone da sua subespécie."

 

Veja também 

 

Apesar de 'fofa', nova espécie de aranha ganhou nome de 'Satanás'

 

Você deveria falar sobre sexo com o seu dentista. Entenda o porquê e deixe a sua opinião

A foto exibe o perfil craniano de Sudan e seus dois chifres – característicos da sua subespécie – raspados para inibir os caçadores. O cuidador de Sudan acalma o animal de 2,5 toneladas, com sua cabeça maior que o tronco do homem.A posição estratégica de Karumba e seu ponto de observação mais baixo em relação a Sudan "destacam o poder e a estatura do rinoceronte", segundo o diretor de programas da Sociedade Real Fotográfica do Reino Unido, Michael Pritchard.

 

"O poder dessa fotografia é a interação entre esse animal impressionante e este ser humano", afirma Pritchard. "Existe gentileza, um relacionamento."Sudan passou a maior parte da vida no Parque Safári Dv?r Králové, na República Checa, entre 1975 e 2009.Ele foi então transportado para a fortemente vigiada reserva natural Ol Pejeta, em Laikipia, no Quênia. Foi uma última tentativa de incentivar sua procriação com as fêmeas restantes da sua subespécie. Mas não funcionou.

 

Sudan, o último rinoceronte-branco-do-norte macho do mundo, se alimentando

( Foto: Reprodução)

 

Sudan morreu em 19 de março de 2018, com 45 anos de idade. E com ele se foram as esperanças de salvar o rinoceronte-branco-do-norte da extinção.Apenas duas fêmeas da subespécie permanecem vivas na reserva Ol Pejeta. Najin e Fatu são antigos animais de zoológico. Ambas são incapazes de levar a cabo uma gravidez, de forma que a subespécie é agora considerada funcionalmente extinta.Mas surgem novas esperanças de fazer ressurgir o rinoceronte-branco-do-norte.Cientistas conseguiram a primeira gravidez do mundo por fertilização in vitro de uma subespécie próxima, o rinoceronte-branco-do-sul. E eles esperam repetir este processo com o rinoceronte-branco-do-norte.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Temos muita confiança de poder criar rinocerontes-brancos-do-norte da mesma forma e conseguir salvar a espécie", afirmou à BBC a cientista Susanne Holtze, do Instituto Leibniz de Pesquisa em Zoologia e da Vida Selvagem, na Alemanha.O instituto faz parte do projeto Biorescue, um consórcio formado para salvar os rinocerontes-brancos da extinção. 

 

Fonte: BBC

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia