Regionais : Confúcio reúne Sesau e Seduc para traçar estratégias
Enviado por alexandre em 03/01/2012 18:11:46



Com o objetivo de traçar novas estratégias e cobrar agilidade na elaboração de projetos inconclusos do ano passado, o governador Confúcio Moura reuniu secretários, representantes e diretores da área de Saúde e da Educação, na tarde segunda-feira (2), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Temos que estabelecer planos que visem o melhoramento da saúde nos nossos hospitais públicos. Não queremos mais rótulos por situações e coisas ruins, e nem escândalos. Vamos trabalhar e pôr em prática a saúde que o Estado precisa e quer”, disse o governador na reunião.

Um dos desafios segundo o governador é o cumprimento das exigências feitas pelo Tribunal de Contas do Estado. Para o Confúcio tudo precisa ser especificado, como determina lei. “Quando a Justiça nos cobra ela quer saber não apenas a intenção do dinheiro e sim como Estado usou esse dinheiro, se comprou material se adequou com infraestrutura os hospitais, enfim essas são as razões que precisamos nos ajustar”, observou.

Durante a reunião, o governador reafirmou sua disposição em criar a Secretária da Paz e disse que o projeto seguirá este ano para aprovação pela Assembléia Legislativa. A vereadora de Cacoal, Penha Simão é anunciada como a titular da pasta. “Quando recebi o convite do governador aceitei como um desafio. Vou com todas as letras fazer da mesma forma como acontece no Estado de Alagoas, disse.

A Secretaria de Promoção da Paz’ terá o objetivo desenvolver a cultura de paz e da não-violência. “Ao envolver o poder nessa difícil tarefa, rompemos o paradigma de que segurança pública é apenas caso de polícia, compreendendo ser vital a integração entre todas as esferas do poder e a sociedade”, comentou o governador
Na reunião com representantes da Secretária Estadual de Educação (Seduc) que teve a frente o secretário, Júlio Olivar o governador reafirmou a cobrança de resultados concretos para 2012. “Assim como falei para os representantes da saúde, me volto a todos vocês. Quero metas e o cumprimento de todas elas, com urgência. Um ano se passou e sei que muito foi feito, mas tenho pressa, o Estado tem pressa. Não transformaremos Rondônia no mesmo exemplo do Brasil, com a agricultura, industrialização que puxa a educação, quando deveria ser o contrário”, lembra o governador.

O governador leu um trecho de um e-mail enviado pelo professor da Universidade Harvard e ex-ministro da Secretária de Assuntos Estratégicos (SAE) Roberto Mangabeira Unger. “Desde 1971 leciono na Harvard, ou seja, há 41 anos. Agora quero contribuir com o desenvolvimento do Brasil e o Estado que eu escolhi foi Rondônia”, escreveu Mangabeira Unger.

“Vejam o que Mangabeira Unger está fazendo pelo Estado. E nós não pedimos, foi ele quem se ofereceu para trabalhar pelo desenvolvimento de Rondônia. E porque isso? Porque ele acredita no potencial daqui, assim como eu”, disse o governador.

Participaram do encontro o secretário da Sesau, Ricardo Souza Rodrigues e seu adjunto Orlando Ramires; o da Seduc, Júlio Olivar, a vereadora de Cacoal, Penha Simão, além de representantes e diretores das duas pastas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia