A Força Aérea da Ucrânia comunicou, nesta segunda-feira, que abateu dois aviões russos, incluindo uma aeronave espiã, sobre a região do Mar de Azov — uma área que está majoritariamente sob controle da Rússia.
De acordo com Kiev, as aeronaves derrubadas na segunda foram um IL-22, utilizado para o transporte de tropas, e um A-50, equipado com aparelhos de detecção e vigilância, que operava como uma unidade de comando para as operações aéreas russas.
— Agradeço à Força Aérea por esta operação perfeitamente planejada e executada na região do Mar de Azov! — declarou o comandante em chefe do Exército ucraniano, Valeri Zaluzhnyi.
Veja também

Casa na Austrália vence competição de gramado mais feio do mundo
ONU precisa de US$ 4,2 bi para ajuda humanitária à Ucrânia em 2024
O Exército ucraniano não de maiores detalhes sobre como os aviões russos foram abatidos. Contudo, representam uma perda de ativos importantes de Moscou para recolher inteligência, identificar alvos e orientar as ações das tropas em solo.
O impacto, porém, não é decisivo. Informações do Ministério da Defesa do Reino Unido, publicadas no ano passado, apontam que a Rússia "provavelmente" possuía seis A-50 em operação.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
A aeronave, em particular, tem um custo de fabricação de milhões de dólares e é essencial para coordenar a ação dos aviões ofensivos russos. (Com AFP).
Fonte:O Globo