Concurso Público : Governo lança oito editais nesta quarta para concurso nacional de servidores
Enviado por alexandre em 10/01/2024 09:56:15

Governo lança oito editais nesta quarta para concurso nacional de servidores

Foto: Reprodução

Provas do chamado Enem dos concursos serão realizadas em mais de 200 cidades, em busca de maior diversidade regional

O concurso para a contratação de 6.640 novos servidores públicos terá suas regras conhecidas nesta quarta-feira quando o governo deve publicar oito editais que estavam sendo finalizados nesta terça-feira no Ministério da Gestão e Inovação.

 

Esse concurso será realizado em mais de 200 cidades, porque o governo quer que seja realmente nacional. Normalmente se faz apenas em Brasília, o que acaba dando mais chance de contratação de moradores do Distrito Federal. O MGI busca maior diversidade regional.

 

Serão contratados servidores para 21 órgãos diferentes e o concurso será realizado no dia 5 de maio. O INEP que faz o Enem está envolvido na preparação das provas que testará não apenas o conhecimento específico, mas conhecimentos gerais.

 

Veja também 

 

Petrobras retoma inscrições de concurso com 6,4 mil vagas após pausa para ampliar locais de prova

 

UFV tem editais abertos de concursos para professores nos três campi

 

Haverá cotas de 20% para negros, e 5% para pessoas com deficiência, mas, além disso, o MGI está trabalhando junto com o Ministério da Igualdade Racial para aperfeiçoar esse sistema que busca maior representatividade dentro do setor público. Hoje tem 30% de pessoas que se declaram pretas e pardas dentro do setor público, segundo o dado que foi apurado pelo Observatório de Pessoal, sistema instalado pelo Ministério da Gestão. Mas esse Observatório em breve terá o dado desagregado por ministério, porque em alguns há baixo percentual de negros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Há uma carência de servidores em muitas carreiras, pelas aposentadorias e saídas de funcionários do setor público nos últimos anos. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia