Regionais : Governo de Rondônia realiza I Seminário de Saúde Psicossocial: Hierarquia, Disciplina e Saúde da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia
Enviado por alexandre em 03/12/2023 01:29:59


Café da manhã com equipe da DISS e palestrantes do Seminário

Em parceria entre a Polícia Militar e Corpo de Bombeiro de Rondônia, o governo do Estado realiza amanhã, 1 de dezembro, a partir das 7h30, no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, Rondônia, o I Seminário de Saúde Psicossocial: Hierarquia, Disciplina e Saúde da Polícia Militar e Bombeiro de Rondônia. O evento foi idealizado pela Diretoria de Serviço Social da Polícia Militar de Rondônia, responsável pelo atendimento social, emocional e espiritual de toda a tropa das corporações militares do Estado.

O evento conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, após se constatar que os mesmos fatores que afetam os policiais militares também afetam os bombeiros militares e que as iniciativas para prevenção e combate de tais problemáticas podem ser trabalhadas conjuntamente. A edição 2023 tem como tema: “hierarquia, disciplina e saúde”, pela compreensão de que estes aspectos estão inter-relacionados e não são dissonantes, e terá como eixos temáticos o assédio moral, a violência doméstica e o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Os eixos temáticos desta primeira edição foram escolhidos com base nas demandas atendidas pela Diretoria de Serviço Social e afetam a vida pessoal e profissional dos policiais e bombeiros militares e, consequentemente, o trabalho prestado à sociedade, além de macular a imagem da instituição. A proposta de um seminário de saúde psicossocial direcionado aos gestores surge como uma tentativa de trazer luz aos problemas apresentados pelos policiais e bombeiros militares, os quais são motivos de afastamento do trabalho e/ou que são incompatíveis com a carreira.   

Coronel PM Washington, chefe do CI,  coronel PM Braguin, comandante-geral da PM, tenente-coronel PM AL Larissa, juiz militar Carlos Augusto Teles e o coronel BM Nivaldo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar

“Abordar a saúde do policial militar, o Seminário pode fornecer insights sobre estratégias de prevenção e apoio, visando reduzir o estigma associado à busca de ajuda psicológica. Em última análise, eventos como esse desempenham um papel importante na promoção do bem-estar e na eficácia operacional das forças policiais”, disse hoje, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, em um café da manhã, no Quartel do Comando-Geral, oferecido aos parceiros e palestrantes convidados para o evento.

Comandante-geral da PMRO, comandante-geral do CBM e equipe da DISS com palestrantes

Para ele, um Seminário de Saúde Psicossocial focado na hierarquia, disciplina e saúde do policial e bombeiro militar reflete em diversos motivos. Primeiramente, destaca a necessidade de abordar as questões complexas enfrentadas por nossos profissionais, reconhecendo os desafios específicos relacionados ao ambiente militar, e segundo, promover discussões sobre hierarquia. O Seminário pode explorar maneiras de equilibrar autoridade com o bem-estar emocional, contribuindo para ambientes de trabalho mais saudáveis. A ênfase na disciplina pode orientar práticas que promovam a resiliência sem comprometer a saúde mental.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel BM Nivaldo Ferreira, comentou que o Seminário pode fornecer estratégias de prevenção e apoio, para que se busque ajuda psicológica. Em última análise, eventos como esse desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e na eficácia operacional das forças policiais e os bombeiros estão inclusos.

Foto: Soldado PM Freitas

Texto: Lenilson Guedes

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia