Coluna Vida Saudável : Beterraba: 5 motivos para incluir o legume na sua alimentação
Enviado por alexandre em 19/08/2023 20:51:57

Foto: Reprodução

A beterraba é um ingrediente versátil na cozinha e essencial para o organismo; veja algumas das suas contribuições para a saúde

Além de ser um legume muito saboroso, a beterraba também é um ingrediente repleto de benefícios para a saúde. Rico em nutrientes como as vitaminas A, B e C, e minerais como sódio, potássio e zinco, elementos fundamentais para o organismo.

 

Mas essas não são as únicas contribuições da beterraba para a saúde! Por isso, consultamos a nutricionista Edvânia Soares, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, que listou os 5 principais benefícios do legume.

 

Veja também

 

Estudos revelam que comer morango pode ajudar a manter o cérebro saudável

 

O que fazer quando o parceiro quer mais sexo que você? Terapeutas dão 4 dicas

CINCO BENEFÍCIOS DA BETERRABA


Reduz a pressão arterial


A beterraba possui nitratos naturais, que contribuem para uma melhor vasodilatação dos vasos sanguíneos. Portanto, um dos importantes benefícios da beterraba é a redução da pressão arterial, atuando na melhora do fluxo sanguíneo de todo corpo.

 

Essa é uma vantagem que impacta não só hipertensos, mas também aqueles que praticam atividades físicas. Isso porque, com uma circulação sanguínea, os nutrientes chegam com mais facilidades aos músculos.

 

Receita de salada de beterraba crua ralada • Ana Maria Braga

 

Faz bem à pele

 

Um dos pilares para uma pele boa é priorizar os cuidados de dentro para fora, a partir da ingestão de água e de uma alimentação saudável. Nesse sentido, vale a pena incluir a beterraba na sua dieta. Por conter betacaroteno, o composto auxilia na melhora de melanina, na hidratação da pele e ainda estimula o bronzeado.

 

Ajuda o sistema imunológico


Isso mesmo! Por ser rico em vitamina A, C e em zinco, a beterraba contribui e muito para uma boa imunidade. Esses são nutrientes que aumentam o fluxo de células de defesa, protegendo assim o corpo de infecções. Mas para usufruir dos benefícios, é necessário consumir o legume com regularidade.

 

Vai treinar? Antes beba suco de beterraba! | Notícias | Cursos a Distância  CPT

 

Possui ação antioxidante


A beterraba também é um ótimo alimento para quem deseja retardar os sinais do envelhecimento precoce. Como o vegetal possui vitaminas A e C, além do nitrato, esses componentes atuam combatendo radicais livres. Essa ação antioxidante é uma das grandes responsáveis por agir nas células do organismo.

 

Auxilia nos treinos


Outra grande vantagem de consumir a beterraba com regularidade pode ser observada nos treinos. O suco de beterraba, é uma ótima opção de bebida para consumir no pré-treino e potencializar seu rendimento nas atividades físicas.

 

Beterraba recheada | CLAUDIA

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O legume é rico em nitrato, que é precursor do óxido nítrico, substância que permite com que os atletas tenham mais força durante os treinos e tenham redução da fadiga muscular, melhorando o desempenho das práticas esportivas.

 

Fontee: Alto Astral 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia