Coluna Vida Saudável : Embrião de dinossauro perfeito é encontrado em ovo fossilizado na China
Enviado por alexandre em 18/08/2023 00:29:01


Foto: Reprodução

Um artigo publicado no jornal iScience em 2021 revelou um feito no mínimo impressionante para a comunidade arqueológica, já que um ovo fossilizado contendo um embrião de dinossauro conservado de maneira perfeita foi encontrado na cidade de Ganzhou, localizada ao sul da China.

 

Apelidada de "Bebê Yingliang", a criatura conhecida como oviraptorossauro tem algo entre 66 e 72 milhões de anos, mede aproximadamente 27 centímetros e pode ter uma relação muito próxima com os pássaros modernos.

 

Veja também

 

Inteligência artificial aponta como é o 'padrão ideal' para candidatas a Miss em vários países

 

Fim da surdez? Cientistas conseguem reverter perda auditiva em cobaias

 

UM ELO COM O PASSADO

 

Uma análise revelou que esse dinossauro estava em uma posição pouco comum para dinossauros não-aviários, já que sua cabeça está abaixo do corpo, um pé de cada lado e as costas curvadas ao longo do ovo.

 

Com isso, tal postura dá indícios de que essa espécie já tinha postura de pássaro pouco antes de sair do ovo, o que faria dele um ancestral das aves modernas que podemos encontrar hoje em dia.

 

"Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de pássaro curvado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas das características das aves atuais foram evoluídas em seus ancestrais dinossauros", explicou o professor Steve Brusatte, autor do estudo referente ao ovo fossilizado.

 

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

 

Vale mencionar também que essa posição, em aves modernas, está diretamente ligada a um comportamento controlado pelo sistema nervoso central durante o processo de incubação. Caso um embrião não consiga atingi-la nesse estágio, existem grandes chances de que ele morra.

 

Dado o ótimo estado de conservação deste fóssil (que no momento está guardado no Yingliang Stone Nature History Museum), os pesquisadores vão poder estudar ainda mais sobre essa espécie de dinossauro. Porém, como esse bebê é o único da espécie, não seria possível afirmar com precisão que esse comportamento era comum em todos os embriões pré-históricos, já que seriam necessários mais alguns ovos para tentar chegar a alguma conclusão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por fim, a conclusão dos pesquisadores é que "esse excepcional embrião fossilizado dá dicas de como alguns comportamentos de desenvolvimento que eram geralmente considerados únicos das aves podem estar mais enraizados na linhagem dos terópodes".

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia