Coluna Vida Saudável : Adoçante faz mal? Entenda os riscos do consumo
Enviado por alexandre em 19/07/2023 09:50:46


Foto: Reprodução

Em nova diretriz, Organização Mundial da Saúde alerta para os efeitos colaterais do uso prolongado do adoçante

O adoçante costuma fazer parte da alimentação das pessoas que desejam emagrecer, que utilizam no lugar do açúcar. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, recentemente, uma nova diretriz sobre os riscos do uso do adoçante para a saúde.

 

Segundo a entidade, além de não apresentar benefícios para o emagrecimento a longo prazo, o consumo prolongado do adoçante pode elevar o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, além da mortalidade em adultos.

 

“Tanto o açúcar quanto os adoçantes podem trazer impactos negativos à saúde. Mas podemos encontrar uma solução saudável e equilibrada, e, se consumi-los, fazer isso na menor quantidade possível”, orienta o endocrinologista e metabologista Igor Barcelos, especializado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

 

Veja também

 

Não escova os dentes antes de dormir? Saiba que suas chances de morte aumentam

 

Jovem internada após cheirar pimenta ganha visita das filhas após ter alta adiada

ENTÃO, O QUE FAZER?


O alerta feito pela OMS se aplica a todos os adoçantes sem açúcar, como sacarina, sucralose e stevia. Também inclui alimentos e bebidas que usam as nomenclaturas light ou zero. O ideal, de acordo com a entidade, é eliminar o açúcar ao máximo da alimentação, com exceção da frutose – açúcar natural da fruta.

 

O endocrinologista concorda com a recomendação, mas lembra que ela não se aplica aos diabéticos. “Para eles, os adoçantes podem trazer benefícios superiores aos riscos potenciais. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde para orientações específicas”, explica.

 

Para ele, a chave para reduzir o açúcar da alimentação está em se acostumar com o sabor natural dos alimentos. “Que tal experimentar tomar café ou sucos sem açúcar? Assim, podemos saborear a verdadeira essência das frutas e alimentos naturais, reduzindo a dependência de produtos industrializados e processados”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além disso, é importante que a pessoa que deseja perder peso faça uma consulta com um especialista para realizar um diagnóstico correto e, assim, iniciar o tratamento para emagrecer. Essas ações são fundamentais para que se possa perder peso, mas sem prejudicar a saúde.  

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia