Coluna Vida Saudável : Confira 6 alimentos que ajudam a combater o cansaço excessivo
Enviado por alexandre em 10/06/2023 02:22:35

Além de reduzir a sensação de cansaço excessivo, esses alimentos também melhoram a disposição e o bom-humor

O cansaço excessivo é uma condição que pode surgir por diversas razões. A falta de sono ou a realização de inúmeras tarefas ao longo do dia estão entre as causas mais comuns. No entanto, é importante investigar a fundo, pois algumas doenças também possuem este sintoma.

 

Nesses casos, portanto, o recomendado é consultar um especialista para entender o motivo do cansaço excessivo. Assim, se ele não estiver relacionado a alguma patologia, você consegue contornar esse quadro por meio da alimentação.

 

Por isso, a nutricionista Dani Borges preparou uma lista com os alimentos que ajudam a reduzir o cansaço, dando mais energia e disposição ao organismo. Veja abaixo:

 

Veja também

 

Cúrcuma faz mal para os rins? É a mesma coisa que açafrão? 6 mitos e verdades

 

Legumes congelados: 4 motivos para manter sempre um mix de vegetais no freezer

QUAIS ALIMENTOS COMBATEM O CANSAÇO? 


1. Chá-verde


O chá-verde é uma ótima opção para fugir do cansaço graças a cafeína, substância que possui ação termogênica e que proporciona mais energia e disposição. Além disso, a bebida auxilia na melhora do humor e bem-estar, pois possui um aminoácido que aumenta a produção de dopamina e serotonina, o triptofano.

 

2. Guaraná em pó


Da mesma forma, o guaraná em pó também pode afastar o cansaço excessivo. “O pó de guaraná é fonte de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso e que proporciona muita energia e disposição. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição”, conta a especialista.

 

3. Café


Na sequência, temos o clássico café preto. Ao mesmo tempo que dá energia, a bebida pode ajudar na melhora do humor. “A cafeína, presente no café, é a substância psicoativa que age no sistema nervoso central proporcionando aumento do estado de alerta, redução do sono, maior disposição e energia, sem contar que também pode melhorar o humor”, afirma Dani.

 

4. Água de coco


Assim como o café, a água de coco também aumenta nossa energia! Além de melhorar a disposição, a bebida é uma ótima fonte de hidratação para aquelas pessoas que não gostam muito de consumir água no dia a dia.

 

5. Açaí


Pode não parecer, mas o açaí também é fonte de disposição. O alimento é rico em carboidratos e gorduras insaturadas que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol, além de proporcionar mais energia para o corpo. “É rico em vitaminas C, B1 e B2 e antioxidantes”, pontua a nutricionista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

6. Chocolate amargo


Por fim, temos o chocolate! De acordo com Dani, a opção amarga possui uma alta concentração de cafeína e antioxidantes que nos protegem de doenças e otimizam a ação da cafeína no organismo.

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia