Política : Prefeitura de Urupá realiza X Conferência Municipal de Assistência Social
Enviado por alexandre em 25/05/2023 00:16:24

Prefeitura de Urupá realiza X Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Urupá realizou, no dia 24/05 a X Conferência Municipal de Assistência Social, o local escolhido para sediar o evento foi o Centro de Convivência – Lar do Idoso e teve como tema a “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A Conferencia Municipal de Assistência Social contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social a primeira – dama Célia Lang, do vice – prefeito e secretário municipal de Saúde Roberto da Saúde, vereador Eliel representando a Câmara municipal, presidente do CMAS, Lídia dos Santos, representante usuária do SUAS Lucia Aparecida e outras personalidades não menos importante. Houve palestras a exemplo proferida por Magda Valdeir Heloi, apresentação cultural com o grupo de serviço do Centro de Convivência quando cantaram a música Aquarela, ao final da mencionada Conferência foi escolhido 6 delegados que vão participar da etapa estadual, sendo 3 titulares e 3 suplentes a escolha ficou definida com 3 do governo, 3 da sociedade civil organizada, 1 (usuário), 1 (entidade) e 1 (trabalhador do SUAS).

As Conferências de Assistência Social são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social.

Neste ano, serão abordados 5 eixos, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, de 21/12/2022.

A titular da Semas, Célia Lang, agradeceu a participação dos usuários, dos conselheiros, técnicos e demais participantes que se fizeram presentes neste importante espaço de debates sobre a política pública de Assistência social.

EIXO 1 – Financiamento


Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

EIXO 2 – Controle social


Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – Articulação entre os segmentos


Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – Serviços, programas e projetos


Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – Benefício e transferência de renda


A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

 


ASCOM

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia