Mais Notícias : Mais um ministro caiu
Enviado por alexandre em 27/11/2011 12:59:34



Mais um ministro caiu. No vento

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general José Elito Siqueira, exerce funções estratégicas no governo. Elito comanda a equipe responsável pela segurança pessoal da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente, Michel Temer, e dos familiares de ambos. Ele também é comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão encarregado de buscar informações estratégicas, fazer contraespionagem, municiar o governo com dados capazes de antecipar crises e descobrir segredos de inimigos.

Recentemente, o general Elito se tornou vítima de uma indiscrição daquelas que seus agentes descobrem diariamente. Duas fotos mostram que ele levou a família para brincar num equipamento em instalações do Exército. Elito, a filha Ana Helena Cintra e o neto visitaram um simulador de queda livre, uma espécie de túnel de vento, usado para treinar paraquedistas no quartel da Brigada de Operações Especiais, em Goiânia, Goiás. Como visitantes, os três vestiram os obrigatórios macacão, óculos e capacete para sentir os efeitos do simulador de salto. Nas imagens divulgadas entre amigos, Ana Helena aparece flutuando sobre a rajada de vento. Ao que parece, todos se divertiram bastante.

Paraquedista da reserva do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1969, o ministro Elito está familiarizado com simuladores. Equipado com três motores, o túnel do Exército em Goiânia consegue produzir ventos de até 280 quilômetros por hora, suficientes para sustentar até quatro pessoas no ar ao mesmo tempo. Trata-se de um equipamento público, voltado para os militares. Paraquedistas civis também podem usá-lo para treinamento. Mas não sai barato: o aluguel é de R$ 1.800 por hora. A família do ministro, com vínculos militares, não pagou nada. Além de Elito ser militar da reserva, a filha Ana Helena é dentista e oficial temporária do Exército desde 2007. Os contratos temporários de oficiais do Exército duram 12 meses, prorrogáveis por igual período, até que se completem oito anos. Em dezembro de 2010, quando o pai se tornou ministro, Ana Helena foi promovida a primeiro-tenente por tempo de carreira.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia