Política : POBREZA
Enviado por alexandre em 26/11/2011 22:40:15



Ouro Preto e região conhece Plano FutuRO do governo do Estado
O município de Ouro Preto do Oeste teve a oportunidade de conhecer e debater o Plano FutuRO, programa social desenvolvido pelo governo do Estado com objetivo de promover desenvolvimento inclusivo e superação da pobreza extrema. A apresentação ocorreu no Teatro municipal neste sábado (26) que ficou lotado, a secretária de Estado de Assistência Social, Claudia Moura, acompanhada do secretario Estadual do Desenvolvimento Econômico Social Edson Luiz Vicente, secretário de estado de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, deputado estadual Marcelino Tenório (PRP- Ouro Preto), Joselita Araujo vice-prefeita, vereadora Rosária Helena, Maria Araujo chefe da Secretaria Executiva Regional, secretário adjunto de Estado da Justiça, Zaqueu Ramos, Francisco Antonio de Oliveira representante da Seas de Ouro Preto, Geane Rodrigues (prefeitura de Ouro Preto) e outras autoridades dos municípios de Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso.



A titular da SEAS Cláudia Moura disse que o plano é antes de tudo um instrumento de participação e mobilização social. A primeira etapa do Plano é realizar a busca ativa para identificar essas famílias que vivem com a renda de até 70 reais por membro da família, mas, essa busca só será possível com o auxilio de entidades, igrejas, associações, prefeituras e de toda a rede socioassistencial, observou a secretaria.
O titular da SEDES Edson Vicente afirmou que o governo de Confúcio Moura será um governo de cooperação e elencou como sendo uma das bandeiras deste objetivo a oportunidade que o povo de Rondônia vai ter com o Plano FutuRO. Bastante otimista o secretario elogiou a postura da secretaria Cláudia Moura pela sua dinâmica em está a frente de um programa tão importante para o contexto sócio econômico do Estado.



O deputado Marcelino Tenório afirmou que ao tomar ciência dos dados que apontam mais de 300 mil pessoas que vivem em Rondônia em condição de pobreza e extrema pobreza, parou para refletir. Para o deputado o governo do Estado foi feliz em priorizar um plano tão importante como o que estava sendo apresentado e por isso que como representante do povo na ALE tem a obrigação de apoiá-lo assim como os seus pares.

O representante da Seas de Ouro Preto do Oeste Francisco Antonio, informou que no município tem aproximadamente 900 famílias que estão no perfil de pobreza e extrema pobreza.



A secretária Cláudia Moura, juntamente com o secretário Edson Vicente e Maria Araujo, comandaram um fórum de discussão a cerca do Plano FutuRO. A mesa debateu com o público presente diversos aspectos do programa, como a educação, regularização fundiária, transferência de renda, qualificação e inclusão no mercado de trabalho, além de políticas de garantia de direitos, para crianças e adolescentes, mulheres e idosos.

A dona de casa Lourdes Maria Alves, moradora do Jardim Aeroporto II, disse que estava otimista quanto ao plano que em sua opinião vai sim beneficiar o povo carente de Rondônia. Muita gente pensa que Rondônia não tem pobreza, isso é um engano a realidade mostra o contrário é só ir aos bairros da periferia”, disse a dona de casa.


Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia