Coluna Mulher : Falta de proteína potencializa o envelhecimento da pele; entenda
Enviado por alexandre em 30/01/2023 10:02:10

Skincare, protetor solar, produtos anti-idade… Tudo isso pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele. Porém, há ainda um outro fator importante: a alimentação. Apesar de muitas vezes ser deixada de lado, a ingestão adequada de proteína é fundamental para garantir uma pele mais firme e saudável.


"Não adianta gastar fortunas em tratamentos estéticos com bioestímulo de colágeno, lasers, peelings e outros procedimentos, se os nutrientes necessários (aminoácidos) não são ofertados", destaca a cirurgiã plástica, Dra. Beatriz Lassance.


O ideal, segundo a especialista, é consumir cerca de 1 a 1,5g de proteínas por quilo de peso corporal todos os dias para manter a necessidade do corpo sem causar prejuízo a nenhuma função. "Agora, se existe um preparo físico para hipertrofia muscular essa recomendação pode chegar a 2,5g por kg de peso por dia", completa.

 

Veja também 

 

Trintou! Saiba quais cuidados ter com a pele do rosto aos 30 anos

 

5 dicas para controlar o brilho excessivo em pele oleosa

A IMPORTANCIA DA PROTEINA NA PELE


A proteína é um macronutriente responsável pela firmeza da pele. De acordo com a médica nutróloga, Dra. Marcella Garcez, 70% da nossa pele é composta por proteínas. Entre as principais, estão a queratina,o colágeno e a elastina.

 

"A queratina compõe a epiderme que deixa nossa pele resistente a agressões, como a sola dos pés ou das mãos, que têm uma camada espessa que nos permite pisar e segurar objetos sem machucar. Já o colágeno e elastina dão elasticidade à pele. Assim, conseguimos dobrar e esticar os braços sem que a pele se rompa, sorrimos e temos expressões faciais contraindo músculos que enrugam e relaxam a pele", explica.

 

COMO CONSUMIR PROTEÍNA SUFICIIENTE?


Entretanto, conseguir "bater a meta" da proteína diária não é algo fácil. Estudos apontam que apenas 300g de proteínas corporais são degradadas e sintetizadas no organismo. Além disso, é comum que a distribuição do macronutriente para a pele seja colocada em segundo plano, já que o tecido não é uma prioridade maior do que o cérebro ou o coração, por exemplo.

 

"Uma pessoa com 70kg que faz atividade física de moderada intensidade precisa de cerca de 100g de proteína por dia. Um bife bovino de 100g tem cerca de 30g de proteínas, um ovo apenas 6g. E ingerir a quantidade recomendada de proteínas fica ainda mais difícil quando sabemos que conseguimos absorver apenas 30g de uma vez, e que com a idade diminui a capacidade de absorvermos proteínas", afirma a Dra. Beatriz.


Conforme a cirurgiã, o colágeno é composto por glicina, prolina, hidroxiprolina e um outro aminoácido que pode variar nesta sequência. "Então, precisamos consumir uma quantidade mínima de proteínas para abastecer todo o organismo e garantir que temos glicina, prolina e hidroxiprolina livres e disponíveis para a fabricação de colágeno", completa.

 

A profissional aponta quais alimentos podem ser adicionados na dieta:

 

Peixe;


Carne bovina;


Frango;


Ovos;


Derivados do leite;


Proteínas vegetais, como soja, ervilhas e alguns outros legumes;


Frutas;


Verduras;


Frutos mar;


Castanhas.


"Alguns fatores também atrapalham essa reação como excesso de radicais livres causado por estresse, sedentarismo, cigarro, excesso de álcool e qualidade de sono ruim. Tomar pouca água pode interferir, pois também haverá prioridade em direcionar a água para o sangue, rins, fígado, músculos e novamente: o que sobrar vai para a pele? Muito pouco", diz a especialista.

 

CONSULTE O NUTRICIONISTA


Existem diversos tratamentos estéticos que contribuem com a recuperação da saúde da pele. Contudo, além do dermatologista e o cirurgião plástico, é importante também procurar um médico nutrólogo para receber informações capazes de potencializar os efeitos do procedimento.

 

 

"Muitos tratamentos externos não têm boas respostas sem a associação com orientações alimentares e suplementares de forma individualizada. O objetivo nessa situação é obter as melhores respostas e resultados nos procedimentos estéticos ou cirúrgicos eleitos para corrigir cada alteração", completa a Dra Marcella.

 

Fonte: Terra

 

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia