Justiça : Líder do governo comenta sobre aumento de ministros no STF
Enviado por alexandre em 11/10/2022 00:18:48


Bolsonaro tem defendido aumentar de 11 para 16 o número de ministros da Suprema Corte


Mudanças precisam ser votadas pelo Congresso Nacional Foto: STF/SCO/Dorivan Marinho

O presidente Jair Bolsonaro tem falado a respeito de uma proposta para aumentar de 11 para 16 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, apoia a ideia.

– É uma necessidade de enquadramento do ativismo do Judiciário. O ambiente é que define a possibilidade da mudança – disse o parlamentar em entrevista à GloboNews.

Leia também1 Barroso manda soltar jovem preso por tráfico de maconha
2 Ex-ministro Marco Aurélio Mello reforça voto em Bolsonaro
3 Se reeleito, Bolsonaro pretende reduzir maioridade penal
4 Bolsonaro: Impossível governar mais 4 anos com STF fazendo ativismo
5 Mourão defende mudanças para aumentar ministros no STF

E continuou:

– Se o Judiciário permanecer nesse nível de ativismo político, as decisões tomadas por gostar, ou não, de um determinado governo, ou por querer ou não ter mais poder, ou pensar numa ditadura do Judiciário, que acham que pode ser alcançada, isso vai ter reação do Poder Legislativo de forma muito severa.

Bolsonaro falou sobre o assunto recentemente durante entrevista ao canal Pilhado, do YouTube, e afirmou que a proposta terá que ser debatida no Congresso Nacional e que os ministros atuais não irão aceitar tal mudança.

– Está na cara que muita gente do Supremo vai para dentro da Câmara e do Senado contrário, porque se você aumenta o número de ministros do Supremo, você pulveriza o poder deles. Eles passam a ter menos poder e lógico que não querem isso – falou o presidente.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia