Justiça : Na contramão do Brasil, número de homicídios em Rondônia cresce 23% em 2022
Enviado por alexandre em 10/10/2022 15:14:02

Na contramão do Brasil, número de homicídios em Rondônia cresce 23% em 2022

Mesmo diante do volume expressivo de recursos, Estado não conseguiu conter a onda de violência. Foto: Reprodução

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2022), até o dia 26 de setembro deste ano o número de homicídios em Rondônia aumentou em 23%, em comparação com o mesmo período de 2021. Somente na capital, Porto Velho, o percentual foi de 18%. Em maio deste ano, o Monitor da Violência já havia apontado que o Estado de Rondônia registrou o maior número de assassinatos no país: 48% apenas no primeiro trimestre de 2022. Os números vão na contramão do restante do país, que vem registrando queda no número de homicídios, segundo o mesmo levantamento.

O contrassenso da violência fica por conta dos recursos enviados pelo governo federal para Rondônia nos últimos anos. Em 2021, Rondônia ficou em sétimo lugar no ranking dos Estados que mais receberam recursos para a segurança pública. Foram R$ 525,5 milhões, o que representa um aumento de 0,9% em relação a 2020. “Mas, em contrapartida, o atual governador não conseguiu atuar de forma estratégica para impedir o avanço do crime organizado.

Os números só mostram a realidade de uma segurança pública ineficaz por falta de direcionamento correto dos recursos, além da falta de planejamento”, declarou o candidato a governador, Marcos Rogério. Neste sábado (08/10), o governo do Estado anunciou a exoneração do secretário de Segurança Pública, José Hélio Cysneiros Pachá. A exoneração ocorre durante uma onda de violência no Estado, com aumento no número de homicídios, roubos e outros crimes praticados por organizações criminosas.

Fonte: Diário da Amazônia

Notícias relacionadas

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia