Política : TSE pede, e Forças Armadas vão reforçar segurança nas eleições
Enviado por alexandre em 12/08/2022 00:12:27

Segundo governo federal, militares irão ajudar a garantir votação em locais definidos pela Corte eleitoral

TCU vai apurar compra de próteses penianas por parte do Exército Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Apesar das divergências quanto a inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas, além de uma possível contagem paralela dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requisitou, por meio de ofício, o auxílio das Forças Armadas nas eleições deste ano. Os militares irão ajudar a garantir a segurança na votação em locais específicos definidos pela Corte eleitoral.

A informação, segundo o portal Metrópoles, foi divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência da República nesta quinta-feira (11). A expectativa é de que a medida seja oficializada por meio de uma publicação do Diário Oficial da União desta sexta (12).

Leia também1 Defesa indica mais 9 militares para fiscalizar urnas eletrônicas
2 Exército não substituirá coronel, mas critica exclusão: 'Unilateral'
3 Militares cogitam realizar apuração paralela das eleições
4 Defesa diz "não interferir" em posições pessoais de militares
5 Edson Fachin exclui coronel de comissão fiscalizadora de urnas

Segundo o governo federal, a medida é praxe e visa garantir “tranquilidade e a ordem pública”, em qualquer local do Brasil, durante as eleições. O contexto de 2022, entretanto, é diferente dos últimos pleitos eleitorais em que também houve a participação de militares para proteger os eleitores.

Isso porque, nas últimas semanas, as Forças Armadas, amparadas pelo Ministério da Defesa, têm atuado na fiscalização das urnas eletrônicas. O coronel do Exército Ricardo Sant’ana, inclusive, foi destituído da comissão após decisão do presidente do TSE, Edson Fachin. A decisão pela exclusão incomodou as Forças Armadas, que a consideraram “unilateral”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia