
Agri-show de Jaru é aberta em grande estilo
Cahulla presente na abertura do Agrishow de Jaru confirma a força do agronegócio
O governador João Cahulla prestigiou na noite desta quarta-feira (23) a abertura da 10ª Agrishow Norte, a exposição agropecuária e industrial de Jaru, evento que reuniu os principais representantes do agronegócio da região além de grande público que esteve presente no Parque de Exposições da COAAJA.
Recepcionado pelo presidente da feira, o pecuarista Inaldo Nunes, acompanhado de seu vice, Lúcio Moschini, Cahulla e os deputados Neodi Carlos de Oliveira, Amauri dos Santos e Natan Donadon percorreram stands cumprimentando expositores e conversando com a população, que compareceu em massa na noite de abertura da feira, praticamente lotando as ruas, pavilhões e a arena de rodeio, onde aconteceu a solenidade de abertura do rodeio seguido de show gospel com a cantora Eichla.
Após a rápida solenidade, que contou com a apresentação dos peões, rainha e princesas da festa, teve início a primeira fase de classificação do rodeio de touros, seguido do show gospel que abrilhantou a festa de abertura, nesta quarta com os portões abertos ao público.
Embora o parque esteja localizado relativamente longe da cidade, a cerca de 6 quilômetros às margens da BR-364 sentido Ariquemes, milhares de pessoas compareceram ao local, e todos os hotéis da cidade estavam lotados, comprovando o incremento da economia do município com o evento.
Após a solenidade o governador e o deputado Neodi Carlos percorreram as ruas do parque de exposições dirigindo-se ao estúdio da rádio FM do Povo, que transmite ao vivo o Agrishow, onde concederam entrevista ao vivo à emissora. Em seguida atenderam convite da Superintendência Regional do Banco do Brasil para presenciarem a assinatura dos primeiros contratos de financiamento disponibilizados pelo banco aos empresários e agropecuaristas locais.
Segundo o superintendente Reinaldo Yokoyama, este ano foram disponibilizados R$ 10 milhões para financiamento de máquinas, equipamentos e insumos, o dobro do ano passado. Segundo ele, o aumento dos valores financiados pelo banco neste primeiro semestre apontam um crescimento de 35% do agronegócio no estado em relação ao mesmo período do ano de 2009, com cerca de R$ 250 milhões financiados aos agropecuaristas no estado.
O primeiro contrato, que teve o governador Cahulla como testemunha, foi assinado pelo pecuarista Avalci do Reis, que pretende investir na aquisição de matrizes bovinas para melhorar a qualidade genética do rebanho de gado de corte.
Cahulla parabenizou a direção do banco e os organizadores da feira pela iniciativa, destacando que o agronegócio é a locomotiva da economia de Rondônia. “Graças aos programas de incentivo do Governo do Estado, tanto na agricultura como na pecuária, além da infra estrutura, estamos quebrando sucessivas safras e aumentando nossas exportações. Isso se reflete diretamente na arrecadação e no crescimento do estado, e nós só temos que parabenizar o homem do campo que é um dos principais responsáveis pelo nosso crescimento e continuará tendo todo nosso apoio”, declarou aos jornalistas e público presente no stand do banco.
Após as assinaturas o governador ainda prestigiou o leilão de gado e visitou outros stands, pernoitando em Jaru e retornando à capital na manhã desta quinta-feira a tempo de despachar com secretários e ir ao distrito de União Bandeirantes, a cerca de 70 quilômetros de Porto Velho, onde inaugura uma escola à tarde.
|