Justiça em Foco : Ministro Moraes mantém prisão domiciliar de Daniel Silveira
Enviado por alexandre em 13/05/2021 09:42:31


Deputado federal Daniel Silveira não conseguiu revogação da prisão domiciliar Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido apresentado pela defesa do deputado federal Daniel Silveira (PSL) para revogar a prisão domiciliar e as demais medidas cautelares impostas ao parlamentar após ataques a membros da Corte e apologia ao AI-5.

No despacho, assinado na terça-feira, 11, Moraes lembra que, no final do mês passado, o plenário do tribunal manteve as restrições ao receber a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado. Com o resultado do julgamento, Silveira virou réu em um processo por grave ameaça, crime tipificado no Código Penal, e por incitar a animosidade entre o tribunal e as Forças Armadas, delito previsto na Lei de Segurança Nacional (LSN).

Leia também1 Datafolha dá vitória a Lula em 2022 e vira piada nas redes
2 Frota denuncia Zambelli após deputada invadir CPI da Covid
3 Juíza arquiva ação contra Felipe Neto por 'Bolsonaro genocida'
4 "Se o Parlamento promulgar, teremos voto impresso em 2022"
5 Bolsonaro minimiza efeitos da CPI: "Só Deus me tira daqui"

“O contexto fático ora apresentado pelo parlamentar não difere daquele já analisado pelo colegiado maior deste Supremo Tribunal Federal, razão pela qual não se vislumbra o afastamento da necessidade das medidas cautelares impostas”, escreveu o ministro.

A prisão em flagrante do deputado foi determinada por Moraes em fevereiro, na esteira da divulgação de um vídeo com declarações em defesa da ditadura e da destituição de ministros do STF, duas pautas inconstitucionais. Depois disso, os plenários do Supremo e da Câmara dos Deputados confirmaram a detenção. Em março, o ministro autorizou a prisão domiciliar e determinou o cumprimento de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

*Estadão

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia