Política : LICENÇA AMBIENTAL
Enviado por alexandre em 13/05/2021 09:38:16

Câmara aprova texto-base da PL do licenciamento ambiental
A Câmara dos Deputados aprovou no início da madrugada desta quinta-feira (13), por 300 votos a 122, o texto-base do projeto de lei (PL) que simplifica regras para obtenção de licenças ambientais. Os destaques serão votados em sessão convocada para as 10h da manhã.

A Lei Geral do Licenciamento Ambiental tem como objetivo definir parâmetros gerais a serem cumpridos por empreendedores no caso de obras com risco ambiental, como prazos, exigências de relatórios de impactos no meio ambiente e vigência da licença.

Leia também1 Lira instala comissão que vai analisar PEC do voto impresso
2 Toffoli recebeu R$ 3 milhões para mudar voto, afirma Cabral
3 Míssil do Hamas mata criança israelense de 6 anos
4 Culto em igreja tem momento especial de oração pela Polícia Militar
5 Queiroga desmente Doria e nega crise diplomática com a China

O relator foi o deputado Neri Geller (Progressistas-MT), vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

De acordo com o substitutivo proposto pelo deputado Geller, não precisarão de licença ambiental obras de saneamento básico, de manutenção em estradas e portos, de distribuição de energia elétrica com baixa tensão, obras que sejam consideradas de porte insignificante pela autoridade licenciadora ou que não estejam listadas entre aquelas para as quais será exigido licenciamento.

O texto cria ainda a licença única para simplificar o procedimento e permite a junção de licenças prévias com a de instalação, por exemplo. Para o relator, a dispensa de licença de empreendimentos de utilidade pública ou interesse social evita “uma cega burocracia, seja por ausência de impacto, seja por regulamentação específica em outras legislações”.

– O estado que tiver legislação mais rígida não vai mudá-la. É uma questão de bom senso. O projeto dá segurança jurídica para evitar questionamentos pela falta de uma norma geral – completou o deputado.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia