Política : AGRONEGÓCIO
Enviado por alexandre em 29/05/2015 17:40:59


Agricultura familiar da região central do Estado marca presença na 4ª Rondônia Rural Show
A 4ª edição da Rondônia Rural Show considerada a maior feira de agronegócios da região norte do país vem sendo uma excelente oportunidade para o fortalecimento da agricultura familiar. Este seguimento que a cada dia toma impulso tem um forte parceiro na região central do Estado através da Secretaria Regional de Governo coordenada por Maria Araújo Oliveira a representatividade governamental vem apoiando e incentivando todos os projetos que tem como finalidade a fixação do homem do campo e consequentemente a geração de receitas e divisas o que representa o fortalecimento na economia.

Dentre as agroindústrias que estão com seus produtos expostos na 4º Feira Rondônia Rural Show, destacam-se a Apruc polpas agroindústria localizada na RO 470 (conhecida como linha 200) zona rural de Vale do Paraíso, tendo a frente o agricultor Pedro de Paula Ardissõn. O sistema utilizado é o chamado “agronegócio”, segundo informou o agricultor e toda produção de polpas (cacau, graviola, acerola, cupuaçu e açaí) é totalmente orgânico. No município de Ouro Preto do Oeste duas agroindústrias estão tem o apoio do governo o Estado sendo uma mini fábrica de laticínios localizada no setor chacareiro lado norte que beneficia diariamente cerca de 120 litros pasteurizados e uma fabrica de iogurte localizada na RO 470 (conhecida como linha 81) com uma produção média/dia de 500 litros. Os três empreendimentos entregam praticamente grande parte de suas respectivas produções ao O Programa de Aquisição de Alimentos, convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), governo do Estado através da Emater/RO e as prefeituras locais. O PAA é um programa do MDS que compra alimentos diretamente de agricultores familiares e faz a doação para as entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou de vulnerabilidade social.

O município de Nova União está sendo representado por um laticínio localizado na RO 470, linha 36, o empreendimento emprega a mão de obra familiar o que impede o êxodo rural.

Para Cirlene de Oliveira Neves Vieira que juntamente com o seu esposo tornaram o sonho de ter uma agroindústria em realidade a A feira que movimentou R$ 532 milhões na edição de 2014 atrai um grande número de expositores é uma oportunidade impar de expor seus produtos e celebrar bons negócios.

Agricultura familiar

No Brasil, apenas 20% das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares, segundo dados do Censo Agropecuário. Mesmo assim, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia a importância desse segmento na geração de trabalho e renda e também na contenção do êxodo rural.










ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia