Política : Atuação
Enviado por alexandre em 13/05/2010 19:52:16



Senador defende paz entre ambientalistas e produtores rurais



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi à tribuna do Senado nesta quarta (12), com o objetivo de mostrar pontos de vistas que batem de frente com a propaganda ambientalista que, atualmente, ganha espaço na mídia. Segundo o parlamentar, ecologistas, ambientalistas e produtores da agroindústria devem andar de mãos dadas.

“Ambientalistas e produtores rurais estão lutando pelo mesmo objetivo, garantir as condições para a sobrevivência da raça humana com respeito ao meio ambiente. Sem esse respeito, nada pode ser produzido com continuidade”, declarou Gurgacz.

O senador pedetista afirmou que nosso planeta tem apenas 13,30 % de terras cultiváveis e, apenas 4,71 % da área emersa da Terra têm condição de suportar cultivos permanentes para alimentar seis milhões de pessoas. “O Brasil tem 5,7 % dessa superfície total de terras de todo o mundo. Cerca de 60 % de todo o território brasileiro é dominado pela Amazônia, e Rondônia tem cerca de 3 % do território brasileiro”, explicou.

Gurgacz alegou, ainda, que os produtores de seu Estado querem produzir sem especulação de terras ou com créditos de carbono e, acima de tudo, com respeito ao meio ambiente. “Os produtores de Rondônia querem poder continuar produzindo nas áreas consolidadas de cultivo, nas áreas que tiveram que desmatar para terem direito à posse da terra, segundo as regras impostas pelo governo federal, quando chegaram ao nascente Estado de Rondônia”, afirmou.

Ao final, Acir Gurgacz solicitou um novo código florestal que leve em consideração as características e os históricos de cada região, assim como o zoneamento ecológico e econômico de cada Estado. “Não aceito que me enquadrem, como fui enquadrado recentemente, como defensor da agroindústria. Sou defensor do produtor e também do ambientalistas, com critérios e limites”, argumentou.

Aparte

Durante seu pronunciamento, o senador Acir Gurgacz foi aparteado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que criticou o tratamento dado pelo governo federal à Amazônia, ao impor restrições ambientais para a atividade agrícola mais severas do que para outras regiões do país. “Se nos unirmos e defendermos a Amazônia, independentemente de querer bajular governo ou querer ter questão ideológica, colocando as questões regionais, as questões de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida do nosso povo, vamos conseguir”, disse Flexa.





Assessoria de Imprensa - Gabinete Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia