Política : BANDALHEIRA NO PSD
Enviado por alexandre em 08/05/2014 16:48:42


Hermínio é ameaçado de ficar de fora da disputa eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (presidente do Diretório Municipal do PSD em Porto Velho), foi ameaçado hoje de ficar fora da disputa eleitoral de 2014, caso continue a fazer denúncias contra o senador Expedito Junior (PSDB), o governador Confúcio Moura (PMDB) e o deputado federal Moreira Mendes (presidente do Diretório Estadual do PSD).  A ameaça partiu do deputado Moreira Mendes que tenta fazer uma articulação com outros partidos e manter-se no mandato a qualquer custo, tendo em vista já se encontrar condenado pela Justiça Estadual e correndo até mesmo risco de prisão.
O deputado federal Moreira Mendes foi enfático: "Se Hermínio não moderar seu discurso, não será candidato a nada este ano". Ele quer barrar a candidatura do presidente, pelo fato do presidente da ALE vir incomodando os poderosos do Estado, através de suas denúncias. Confira a matéria veiculada no Jornal Folha do Sul:
Diante do ex-senador Expedito Júnior (PSDB), que lidera o grupo ao qual se aliou para as eleições deste ano, o deputado Moreira Mendes (PSD), mandou um recado duro para o presidente da Assembléia Legislativa, Hemínio Coelho, que mesmo sendo de seu partido, tem feito críticas cada vez mais freqüentes às decisões da legenda.
Moreira, em visita ao FOLHA DO SUL ON LINE na manhã desta quinta-feira, 08, explicou que, até recentemente, tentava usar a diplomacia para contornar os ataques do correligionário, mas teria se cansado de vê-lo “esculhambando todo mundo”.
Hermínio tem disparado contra Neodi e Expedito e não poupa sequer o próprio companheiro de partido. Tanto que, em entrevista recente, disse que da bancada federal de Rondônia, “ninguém se salva”. Diretamente atingido pelo petardo do colega, Moreira devolveu a cutucada disse com todas as letras: se Hermínio não moderar seu discurso, não será candidato a nada este ano.
O deputado federal, que controla o PSD no Estado, disse que o presidente da ALE tem hoje a garantia de vaga apenas para concorrer à Câmara. “Nossas alianças não têm espaço para a candidatura do Hermínio à reeleição”, revelou, sacramentando a ameaça: “Mas se ele continuar nesse tom, nem para federal terá espaço no partido”.

QUEM É RUBES MOREIDA MENDES?
O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Silvernani Santos, e o deputado federal Rubens Moreira Mendes, não conseguiram reverter a decisão judicial que os condenou por improbidade administrativa no caso de desvio de recursos do Poder legislativo Estadual na época em que o primeiro era seu presidente, e o segundo servidor estatutário ocupante do cargo de procurador. O caso ficou conhecido, na época, como o escândalo das passagens.
No dia 13 de dezembro último, o Tribunal de Justiça de Rondônia julgou recursos dos envolvidos no caso, e rejeitou todos, excetuando o pedido de justiça gratuita para um dos acusados.
Para o Tribunal de Justiça, a ausência de observância de procedimentos legais na contratação e as ilegalidade cometidas no fornecimento de passagens aéreas (cancelamento de passagens pagas e reembolso ao titular do bilhete; venda de bilhetes em duplicidade; divergência de valores na emissão do bilhetes e das faturas; cobrança de passagens sem emissão de bilhetes) são atos suficientes para configurarem atos de improbidade na forma prevista na Lei n. 8.429/92. Moreira Mendes recorreu à Brasília e tenta se salvar da prisão.

CONHEÇA O ESCÂNDALO DAS PASSAGENS
O escândalo das passagens áreas na Assembléia Legislativa de Rondônia ocorreu há 14 anos - e foi desaguar, em forma de denúncia do MP, na...2a Vara da Fazenda Pública de Porto Velho. Neste escândalo estão envolvidos, entre outras pessoas influentes na política estadual, o deputado federal Rubens Moreira Mendes, presidente regional do PPS, e o ex-deputado estadual Silvernani Santos, ex-presidente da Assembléia Legislativa.

EM ENTREVISTA DIZ SER INOCENTE
Em recente entrevista a Revista Veja, o deputado federal Moreira Mendes não admite sua condição de ficha suja, e se diz inocente. Confira a reportagem de Sandra Brasil:
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) ficou conhecido por defender a proibição da candidatura dos políticos "fichas-sujas". Há dez dias, ele renunciou à sua vaga no Conselho de Ética da Câmara.
Veja - O que é um político "ficha-suja"?
Moreira Mendes - É o bandido, traficante, quem teve prestação de contas rejeitada por causa de caixa dois. Quem foi condenado por crimes como esses não pode recorrer interminavelmente à Justiça para concorrer à eleição.
Veja - Nesse caso, como ficaria o senhor, que foi condenado por desvio de dinheiro público?
Moreira Mendes - Isso não tem nada a ver comigo. Estou falando do cara que foi condenado por crime.
Veja - Desvio de dinheiro público é crime.
Moreira Mendes: Minha ação não é criminal, e eu sou inocente. Enfrento esse processo desde 1995, triste mas de cabeça erguida.
Veja - O que motivou o processo?
Moreira Mendes - Em 1993, eu era sócio de uma agência que vendia passagens à Assembleia Legislativa de Rondônia. O Ministério Público diz que a empresa desviou recursos. Isso não houve, o que pode ter havido é má administração da Assembleia.
Veja  - Mas o senhor foi condenado. Esse fato pesou na sua decisão de renunciar ao Conselho de Ética?
Moreira Mendes - Foi fator preponderante. Esse processo é uma cruz que carrego do tempo em que não era político e que me constrange profundamente.
Veja  - O senhor foi condenado a devolver 674 000 reais à Assembleia. Vai pagar?
Moreira mendes - Estou recorrendo dessa decisão. Vou me defender até a última instância.


por

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia