Política : ORGULHO
Enviado por alexandre em 22/03/2014 12:40:00


Ouropretense representa o Brasil na ONU
A estudante rondoniense de Ouro Preto do Oeste, Barbara Rodrigues (na foto a direita) já está em Nova York, mas precisamente na sede mundial da Organização das Nações Unidas - ONU, representando o Brasil no National Model United Nations (NMUN). A estudante da USP de Ribeirão Preto é filha do casal Cícero Rodrigues e Leila (leia-se Tutti Pane) e foi selecionada após uma rigorosa avaliação com universitários de todo o Brasil. Barbara Rodrigues faz parte da delegação brasileira que estará na ONU no período de 20 de Março à 4 de Abril do corrente ano, discutindo resoluções para problemas sociais para o mundo sobre tudo os países menos desenvolvidos . O evento reúne cerca de 5 mil estudantes do mundo todo, de aproximadamente 350 universidades.

Os estudantes participantes de destaque terão a oportunidade de ganhar bolsas de estudo em universidades estrangeiras e prêmios de reconhecimento. A simulação é fiel as atividades da ONU, na qual os delegados - como são chamados os participantes - atuam como diplomatas dos países que representam. As atividades acontecem na língua inglesa, que é a língua oficial do projeto. Com o grande número de participantes brasileiros, serão representados cinco países por eles no NMUN: Andorra, Belize, Brunei Darussanam, Burundi e Cambodia.

Os estudantes se organizam para exercer o papel de Delegado da ONU, em representação a um País previamente designado por sorteio. Sua função principal é criar, juntamente com estudantes do mundo inteiro, resoluções para importantes problemas globais. Tais resoluções são feitas em parceria com outras delegações e são chamadas de working papers.

Barbara contou para os pais que esta experiência em representar o Brasil é a oportunidade da mesma conhecer a cultura e as particularidades de outros países e que será de grande aprendizado para sua vida pessoal e profissional a partir deste momento e resumiu a sua escolha “Feliz e gratificante em poder olhar o mundo de forma verdadeira e humana”. Para a felicidades dos pais que sempre incentivaram a filha a ter no estudo o caminho para uma vida saudável em todos os aspectos.


O Model United Nations


Desde 1946, universitários de todo o mundo tem a possibilidade de participar do Modelo das Nações Unidas (MUN), simulando as negociações da Organização das Nações Unidas, ONU, em Nova Iorque, EUA. Desde então, a cada ano mais de 5.000 estudantes de mais de 350 diferentes universidades de diversas partes do mundo participam do maior jogo diplomático na sede das Nações Unidas.


Cada grupo de universitários equivale a uma delegação que representa no MUN um Estado membro da ONU atuando em diversos órgãos, agências especializadas e comissões. Como delegado do País, cabe aos estudantes discutir os problemas atuais da comunidade mundial e votar nos órgãos e nos projetos de resoluções das suas comissões.


Autor: Alexandre Araujo

Fonte: migalhas.com.br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia