Política : HONRANDO
Enviado por alexandre em 09/10/2013 01:06:21


Rondoniense vai representar o Brasil na sede da ONU em Nova York
A estudante rondoniense de Ouro Preto do Oeste, Barbara Rodrigues (na foto com mãe) vai fazer parte da Delegação brasileira que irá se apresentar na sede da Organização das Nações Unidas, ONU em Nova York no mês de Março de 2014. A estudante é filha do casal Cícero Rodrigues e Leila (leia-se Tutti Pane) e foi selecionada após uma rigorosa avaliação com universitários de todo o Brasil.

A estudante Barbara Rodrigues disse que vai honrar o nome do Brasil neste evento sobre tudo o Estado de Rondônia. Os pais de Barbara afirmaram que sempre acreditaram no potencial intelectual da filha que fez dos estudos um caminho para o saber.
O projeto NMUN - National Model United Nations, que proporciona a estudantes universitários de todo o mundo a possibilidade de participar de uma simulação das atividades da ONU. O evento que acontece anualmente em Nova York, delegações formadas por estudantes de cada país participante representam um outro país que não o seu de origem, a fim de propor, negociar, votar e aprovar resoluções nos comitês que lhe são atribuídos. O evento reúne cerca de 5 mil estudantes do mundo todo, de aproximadamente 350 universidades.

A simulação é fiel as atividades da ONU, na qual os delegados - como são chamados os participantes - atuam como diplomatas dos países que representam. As atividades acontecem na língua inglesa, que é a língua oficial do projeto.

Os estudantes se organizam para exercer o papel de Delegado da ONU, em representação a um País previamente designado por sorteio. Sua função principal é criar, juntamente com estudantes do mundo inteiro, resoluções para importantes problemas globais. Tais resoluções são feitas em parceria com outras delegações e são chamadas de working papers.

O Model United Nations

Desde 1946, universitários de todo o mundo tem a possibilidade de participar do Modelo das Nações Unidas (MUN), simulando as negociações da Organização das Nações Unidas, ONU, em Nova Iorque, EUA. Desde então, a cada ano mais de 5.000 estudantes de mais de 350 diferentes universidades de diversas partes do mundo participam do maior jogo diplomático na sede das Nações Unidas.

Cada grupo de universitários equivale a uma delegação que representa no MUN um Estado membro da ONU atuando em diversos órgãos, agências especializadas e comissões. Como delegado do País, cabe aos estudantes discutir os problemas atuais da comunidade mundial e votar nos órgãos e nos projetos de resoluções das suas comissões.

A língua a ser utilizada no MUN é obrigatoriamente o Inglês, mesmo em conversas entre estudantes do mesmo país, porém não é obrigatório o aluno possuir alto conhecimento da língua.

Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Fonte: migalhas.com.br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia