ARBORIZAÇAO URBANA, BENEFÍCIOS E PROBLEMAS
A arborizaçao urbana tem uma função importantíssima para o bem estar da população,trazendo vários benefícios, como podemos citar algumas contribuições importantes na melhoria da qualidade do ambiente urbano:
a purificaçao do ar pela fixação de poeiras gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos;
melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas;
redução na velocidade do vento;
influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo
e provocando evapo-transpiração mais lenta;
abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, em
consequência influenciando positivamente para um maior equilíbrio das
cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de
doenças; e amortecimento de ruídos.
Forma corredores ecológicos iterligando praças e parques.
No entanto muitos problemas são causados pela arborizaçao urbana, dentre os inúmeros podemos citar alguns encontrados em nossa cidade:
Árvores de espécies inadequadas, que crescem muito e atrapalham a rede elétrica;
Árvores com raizes que crescem e quebram calçadas, danificam redes de água;
O excesso de folhas que caem no período de estiagem;
Restos de podas de árvores.
Um dos maiores problemas encontrado em nossa cidade, são as queimadas urbanas, onde grande parte da população tem o hábito de queimar as folhas secas que caem em grande quantidade durante o período seco,restos de podas das árvores, restos de matos de capinas de quintais, pneus velhos, garrafas pets, plásticos, sofás etc.
Durante o perído de estiagem que aqui em nosso estado vai de abril a setembro, são queimados toneladas e mais toneladas de folhas e restos de podas de árvores, o que deixa nosso ar poluído, provocando o internamento de inúmeras pessoas que são contaminadas pelos gases poluentes oriundos das queimadas.Sendo assim as árvores urbanas se transformam em mais uma fonte de poluição e calor.
Além de poluir o ar, aumentar o calor, as queimadas ainda provocam a baixa na umidade do ar, trazendo sérios danos à nossa saúde, já que o ar com baixa umidade resseca as vias respiratórias trazendo desconforto e feridas,abrindo brecha para vários doenças, como bronquites pneumonias, rinites e várias outras.
Segundo pesquisadores, as fumaças de queimadas contêm mais de 70 produtos químicos que ficam suspenas no ar e são inspirados pela população. È por isso que no período da estiagem as doenças respiratórias aumentam. Muitas pessoas acham que a causa do aumento das doenças é o clima seco e a poeira. A poeira que realemente contamina e leva a maioria da população aos hospitais, são as micro partículas que ficam no ar, é um carvãozinho fino que contêm produtos quimicos, e ao serem inalados entram pelas vias respiratórias e provocam doenças, principalmente pulmonares.
É como diz o Professor da Unicamp, Edson Dellatre, queimar é transformar os detritos solidos, em gases poluentes para o nosso ambiente. É transformar o problema que é de um em problema de todos.
Onofro Mariano da Silva
Ambientalista, Bacharel em direito e policial civil aposentado.
|