Em julgamento, 1ª Turma do STF aceitou denúncia da PGR e tornou réus mais 6 acusados de tentativa de golpe e outros crimes
Alexandre de Moraes, ministro do STF Foto: Fellipe Sampaio/STF
Nesta terça-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez comentários sobre o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. Durante julgamento da 1ª Turma sobre as denúncias contra o segundo núcleo de acusados de participar da suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, Moraes perguntou se alguém daria anistia para “quem invadisse sua casa”.
– Se um grupo armado organizado ingressasse na sua casa, destruísse tudo, mas com a finalidade de fazer o seu vizinho mandar na sua casa, ou seja, de afastar você e sua família do comando da sua casa, com violência, destruição, bombas, você pediria anistia para essas pessoas? Se fosse na sua casa, haveria? Então por que no Brasil, na democracia, a tentativa de quebra do estado democrático de direito, tantas pessoas defendem isso? – indagou.
Durante o julgamento, Moraes votou para aceitar a denúncia contra o grupo de acusados, que inclui o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins e outras 5 pessoas.
O voto do ministro foi acompanhado pelos outros integrantes da Turma. Com isso, todos se tornaram réus e irão responder à ação.