Justiça em Foco : Apenas Mendonça e Marques votam contra prisão de Silveira
Enviado por alexandre em 31/03/2025 11:52:08

Ambos os ministros foram indicados para o STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro


Kassio Nunes Marques e André Mendonça Foto: Carlos Moura/SCO/STF; Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Os ministros indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram os únicos divergentes à prisão do ex-deputado Daniel Silveira. André Mendonça e Nunes Marques se opuseram aos demais colegas em favor do ex-parlamentar, que segue preso por descumprir medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, segundo o entendimento da Corte.

André Mendonça, em seu voto, entende que os argumentos de Silveiro tinham um grau de veracidade, mas havendo indícios de violação intencional das condições do livramento cautelar.

Leia também1 STF forma maioria para manter Daniel Silveira preso
2 Supremo mantém revogação da liberdade condicional de Silveira
3 STF: Gilmar e Cármen votam para condenar Carla Zambelli à prisão
4 Moraes nega saidinha de Páscoa ao ex-deputado Daniel Silveira
5 Daniel Silveira pede saída temporária de Páscoa a Moraes

O magistrado observa que a breve estadia em casa e o fato de se tratar de uma sexta-feira seriam elementos que poderiam contribuir para a desobediência ao juízo.

Nunes Marques também absorveu as explicações de Silveira como razoáveis. Ele ressaltou que o político se manteve no hospital até a madrugada, de fato, e teve de deixar sua esposa em outro lugar, além de estar fragilizado pela condição de saúde. Ele entende essas nuances circunstanciais como justificáveis para o atraso no regresso à residência.

Para ele, “não pareceu razoável” a revogação do livramento condicional sem, sequer, ouvir Daniel Silveira, como fez o ministro Alexandre de Moraes.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia